Projeto para universitários fortalece o empreendedorismo

Voltada para estudantes - e, futuramente, também dirigida ao público externo -, a Escola de Negócios incentiva a veia empreendedora em diferentes áreas

dom, 04/06/2023 - 14:30

Cirleane Figueiredo tem um sonho: abrir uma empresa de consultoria em contabilidade e prestar serviços a pessoas que, tanto quanto ela, acreditam no braço forte do empreendedorismo. Com a meta traçada, a jovem estudante de Ciências Contábeis encontrou na Escola de Negócios o campo fértil para o desenvolvimento de seu projeto de vida.

Iniciada em 2022, a Escola de Negócios tem como objetivo estimular o empreendedorismo no Brasil. O projeto é do Grupo Ser Educacional – instituição mantenedora de faculdades e universidades espalhadas por todo o país – e sua base fica em Belém do Pará, na UNAMA – Universidade da Amazônia, no campus Alcindo Cacela. Atualmente, a Escola de Negócios tem 39 alunos.

Dentro do hub (espaço que agrega serviços e produtos) de engajamento do Grupo Ser, a Escola de Negócios é responsável por abranger temas relacionados a negócios e gestão para além dos cursos dessas áreas, como Administração. A ideia do projeto é desenvolver o empreendedorismo com soluções inovadoras, visto que esse estímulo é um diferencial dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) do Grupo.

Idealizadora e coordenadora do programa, a professora Regina Teixeira diz que toda a dinâmica e o funcionamento da Escola foram criados em 2021, para implantação no ano seguinte. “Nós temos um calendário de eventos da Escola de Negócios, que acontece nacionalmente, uma vez por mês. Discutimos temas relacionados à gestão, ao empreendedorismo, a segmentos de negócios, à dinâmica de mercado”, informa.

O projeto qualifica acadêmicos para se tornarem consultores de pequenas, médias e grandes empresas, sem especificação de curso. Atualmente, a Escola de Negócios está em fase de capacitação dos alunos, formando-os para atuarem junto ao corpo docente das diversas unidades do Grupo Ser. “Nós estamos em um mundo mais dinâmico, em uma sociedade 5.0, e nós precisamos preparar esse aluno para ser empreendedor”, diz Regina.

 A estudante Cirleane Figueiredo está há sete meses na Escola de Negócios. A oportunidade de integrar o projeto surgiu de uma conversa com a coordenadora. Cirleane afirma que a Escola é a chance de colocar na prática o que ela estuda na graduação e aponta como esse processo de aprendizagem tem agregado conhecimento à sua formação e ampliado o horizonte de desenvolvimento pessoal e profissional. “Como ela traz profissionais que são de sucesso hoje em dia no mercado, eu vejo a oportunidade de ver como estão as tendências, quais são as oportunidades, como está essa dinâmica do mercado”, afirma.

O sonho de abrir uma empresa de consultoria está cada vez mais perto de se tornar realidade para Cirleane. Já graduada em Administração, a jovem acadêmica pretende unificar as duas áreas e atender a outros empreendedores pela ótica da inovação.

Dentro das atividades do projeto, em 2023, a Escola de Negócios promoveu a 1ª Amostra Empreender, com participação dos alunos da UNAMA Alcindo Cacela. O evento foi uma oportunidade para os estudantes empreendedores apresentarem seus produtos, com o propósito de tornar o gerenciamento e o pensamento estratégico fundamentais para o sucesso, destaca Regina.

Nova etapa

A partir do segundo semestre de 2023, a Escola de Negócios entra em sua segunda etapa de desenvolvimento, voltada para a conexão com o mercado externo. Com os alunos preparados e treinados para prestação de consultorias, sob orientação e supervisão de professores, o projeto torna-se aberto a clientes da comunidade que desejarem ter apoio nos negócios.

Outro plano que está sendo colocado em prática é tornar a Escola de Negócios híbrida (hoje ela é 100% on-line). A professora Regina Teixeira explica que, para essa fase de implantação, foram escolhidas as quatro maiores unidades do Grupo Ser: UNAMA Alcindo Cacela, em Belém/Pará; UNINORTE, em Manaus/Amazonas; UNG, em São Paulo/São Paulo; e UNINASSAU Graças, em Recife/Pernambuco. Os eventos presenciais ocorrem gradativamente nas instituições.

Um dos pontos positivos dos eventos on-line, ressalta Regina, é a interação de estudantes e empreendedores com profissionais. “Nós temos tido muitos pequenos empreendedores de diversas partes do país participando e eles aproveitam esse momento, que eles estão com os profissionais, e participam, fazem perguntas”, assinala a professora.

Para a estudante Cirleane, o contato com pessoas de outros Estados, para compartilhar experiências e inquietações, é único. A universitária ressalta que os encontros interativos permitem que todos possam ter conhecimento de situações de diferentes locais, com particularidades positivas e negativas, e encontrar oportunidades de novos negócios.

 Há 36 anos no mercado, a professora Regina Teixeira considera que a execução do projeto tem sido algo maravilhoso. “Existe uma questão, que eu acho que tem sido fantástica, que é preparar o nosso aluno para ser um consultor. Tem sido uma mentoria coletiva”, salienta.

Por Lívia Ximenes (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

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