Veja dicas de como se destacar no trabalho em home office

Na jornada em casa, o perfil virtual diz muito sobre o profissional

por Mariana Ramos ter, 20/06/2023 - 07:00
Freepik Se manter atualizado e conectado é essencial para ter visibilidade Freepik

O trabalho remoto, em casa, se fortaleceu durante a pandemia e está cada vez mais comum no Brasil. Cumprir uma jornada home office possui algumas diferenças e é importante saber se adaptar para conseguir se destacar virtualmente e obter o emprego.

“Este é um cenário que teve forte impacto durante a pandemia e continuou ganhando força no Brasil e no mundo. A tendência é que o número de grandes companhias contratando freelancers aumente ainda mais nos próximos anos”, explica Juan Zaragoza, empresário.

Juan Zaragoza participa de uma plataforma que conecta mais de 25 mil profissionais e aconselha formas que estes profissionais possam aparecer positivamente no trabalho remoto. O primeiro conselho é manter o currículo e portfólio atualizados.

“Esse é um dos primeiros passos para quem deseja se destacar no mercado. Ter o currículo e o portfólio atualizados e disponíveis para consulta pode fazer os índices de sucesso nas contratações aumentarem significativamente. Dessa forma, as empresas podem ficar de olho no seu banco de dados e talentos, e acompanhar sua evolução na área escolhida”, afirma o empresário.

Outra forma de aparecer no meio remoto, é estar presente nas plataformas online, através de cadastro dos currículos e portfólios disponíveis virtualmente para fácil acesso do contratante. Muitos bancos de talentos fazem busca de possíveis candidatos por essa visibilidade.

Se preparar e se qualificar é uma regra útil tanto no presencial quanto no online. Investir em cursos de capacitação sempre será um diferencial entre os vários candidatos para vaga. Isso se torna essencial atualmente, em que os meios tecnológicos têm sido indispensáveis em vários cargos e funções.

Por fim, é importante ficar atento às exigências feitas pelas empresas durante a seleção, para saber bem qual vaga está concorrendo. Assim o candidato também pode evitar frustrações por não conseguir sucesso em alguma seleção.

“Todas as empresas buscam características técnicas específicas em seus candidatos antes de anunciar uma vaga de trabalho. Esse é um processo que visa aumentar o sucesso na contratação e fazer com que todas as demandas sejam realizadas e concluídas pelos contratados”, informa Juan.

COMENTÁRIOS dos leitores