IFPE divulga mudanças no processo de ingresso para 2024

O novo formato deve ser publicado neste mês de outubro

por Mariana Ramos seg, 02/10/2023 - 17:45
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens Decisão vinha sido avaliada desde o início da pandemia no Brasil, em 2020 Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou que o processo de ingresso para o semestre de 2024.1 passou por mudanças. A decisão foi tomada pelo Colégio de Dirigentes do IFPE, órgão que reúne os Diretores-Gerais de todos os campi e EaD e os Pró-Reitores da instituição. O novo formato deve ser publicado já no mês de outubro.

Cursos superiores

Agora a seleção para cursos superiores será por meio da aplicação de prova para todos os campi, inclusive na educação à distância (EaD).

Cursos técnicos

No caso dos cursos de nível técnico, também haverá seleção por meio de prova para todos, com ressalva para os campi agrícolas, como Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão. No caso destas, serão feitas seleções por meio de análise de histórico escolar.

O sistema de seleção por análise de desempenho escolar ou notas de Enem anteriores já foi aplicado na instituição desde o segundo semestre de 2020, época do início da pandemia no Brasil. O formato visava tornar o ingresso mais acessível devido às restrições do COVID-19.

COMENTÁRIOS dos leitores