Instituto realizará webinar para pessoas com deficiência

Com o tema “Formação Profissional para pessoas com Deficiência: uma estratégia de inclusão para sua empresa!”, a iniciativa visa a formação profissional e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

sex, 13/10/2023 - 15:35
Freepik O evento é gratuito Freepik

O Instituto da Oportunidade Social (IOS), realizará na próxima segunda-feira (16), das 10h às 11h, o webinar “Formação Profissional para pessoas com Deficiência: uma estratégia de inclusão para sua empresa!”. O evento é gratuito e para participar basta se inscrever no link.

O IOS busca trazer a importância da formação e contratação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e como pode contribuir para a estratégia de diversidade e inclusão (D&I) das empresas.

Segundo estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil contabiliza 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população. Mas, enquanto a taxa de ocupação da população brasileira é de 60,7%, a de pessoas com deficiência fica em apenas 26,6%. Mesmo com a Lei de Cotas nº 8.213, que prevê que a partir de um número de colaboradores um percentual das vagas deve ser destinado para pessoas com deficiência, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019, apenas 53% das empresas no Brasil cumprem a Lei de Cotas.

Após formados, o IOS atua para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, por meio do Programa de Empregabilidade do instituto. “A formação e contratação de pessoas com deficiência, é uma maneira de contribuir com a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho além de promover políticas de D&I para além da Lei de Cotas”, comenta Kelly Lopes, superintendente do Instituto da Oportunidade Social.

Atuante há 25 anos com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, está entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking The Dot Good e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo.

Por Paloma Vieira.

COMENTÁRIOS dos leitores