Professores soltam a voz em aulão musical para o Enem

O evento foi realizado nesta quinta-feira (26), no Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda

por Mateus Moura qui, 26/10/2023 - 19:35
Júlio Gomes/LeiaJá O evento aconteceu nesta quinta-feira, 26, no Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda Júlio Gomes/LeiaJá

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Com a data tão próxima, a reta final da preparação para a prova traz muita tensão para os estudantes que vão fazer o Enem. Nesse momento, os alunos costumam revisar tudo que aprenderam durante o ano po meio de aulões.

Nesta quinta-feira (26), de forma descontraída, os estudantes do Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda participaram de um aulão musical, idealizado pelo professor Berg Figueiredo.

Auditório do Colégio Imaculado Coração de Maria. Júlio Gomes/LeiaJá

A iniciativa visa trazer os conteúdos que mais caem no Enem de uma forma mais dinâmica. “Para muitos, as disciplinas de química, física, matemática, são matérias chatas. Para quebrar essa visão do aluno e tentar trazer o conhecimento de uma forma mais bacana esse aulão vai ser musical”, conta o professor Berg.

Berg Figueiredo, um dos idealizadores do aulão musical. (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá)

O aulão musical, conta com paródias autorais dos professores, que utilizam hits musicais que os alunos conhecem para facilitar o processo de aprendizagem nessa forma mais divertida. “A gente tenta pegar as músicas mais tocadas, retirar a letra, continuar com a melodia e botar algum assunto relevante para o Enem”, é o que diz o professor de matemática Alberto Cezar, sobre a construção das paródias.

Professor Alberto Cezar, também conhecido pelos alunos como Chupeta. (Foto:Júlio Gomes/LeiaJá)

Como já utilizam a voz diariamente, os professores acabam preparados para a apresentação. “Nesse ponto é mais com carinho e com a coragem mesmo. A gente faz alguns exercícios vocais para a sala de aula, pela prática do dia a dia a gente tem a voz aí um pouco aquecida para o canto”, conta Berg Figueiredo, que garante tomar muita água para manter a voz sempre em dia. 

Professores Berg Figueiredo à esquerda e Juan Tavares à direita. (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá)

Os professores saem de suas roupas mais formais no aulão e se vestem como cantores, quebrando um pouco da ideia de mestre e aluno e os estudantes se divertem na apresentação. “Acho muito legal os aulões assim, acabo me divertindo mais, é interativo. Grava mais na memória, a gente aprende mais o assunto”, conta Alana Martins, estudante do 3° ano.

“[O aulão] Foge do comum, que é só ficar sentado vendo o professor falar, assim engaja muito mais você, é muito mais divertido”, aponta Maria Eduarda Santos, aluna do 2º que vai fazer o Enem como treineira. Já Lucas Silva, estudante do 3º ano, fala da importância de aulões mais divertidos. “Nessa reta final está todo mundo nervoso para prova, essa maneira de dar o aulão ajuda bastante na hora do exame e também para a gente pegar o assunto de uma forma bem dinâmica”. 

COMENTÁRIOS dos leitores