Dicas para aliviar o nervosismo para a prova do Enem

Profissionais de saúde mental trazem orientações para atenuar a ansiedade nos dias que antecedem a prova

por Paloma Vieira qua, 01/11/2023 - 15:07
Freepik Dormir a quantidade de horas necessárias é ideal na semana que antecede a prova. Freepik

As provas da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e, diante da aproximação do exame, é natural que os candidatos fiquem mais ansiosos. A ansiedade em excesso, porém, pode prejudicar o bom desempenho na hora da prova.

Usada pelo corpo para interpretar situações de riscos, a ansiedade foi muito útil para a sobrevivência dos nossos antepassados. Hoje, embora o cenário mundial tenha mudado e não exista mais a necessidade de enfrentar riscos como no passado, o sentimento faz parte dos mecanismos de reação do corpo. Portanto, hoje, momentos como o Enem e vestibulares podem carregar o significado de risco iminente e desencadear uma série de reações que prejudicam o rendimento do candidato.

Sabendo disso, é possível traçar estratégias para atenuar o nervosismo e garantir um bom desempenho no exame. Profissionais de saúde mental dão dicas para aliviar o nervosismo nos dias que antecedem a prova.

Afastamento das telas

Segundo a psicóloga Marcia Karine, uma peça fundamental para adotar neste período é o afastamento das telas.

“Dormir cedo, tomar banho gelado e andar descalço pela casa geram efeitos positivos no cérebro, pois desacelera e relaxa. Eles [os jovens] vivem conectados às telas. Por causa disso, a mente e o corpo concentram muita energia, o que os deixa mais acelerados, agitados e ansiosos. Muito tempo de tela é prejudicial, acelera a mente”, explica a psicóloga.

Atividades que geram prazer

Outro hábito para adotar neste período é o preenchimento do tempo com atividades que geram prazer nos candidatos. “O desgaste para se preparar para as provas do Enem já é grande. O momento agora é de priorizar coisas que possam trazer tranquilidade. É importante, nesta semana e na próxima, procurar preencher o seu tempo com atividades que lhe deem prazer e, com isso, ter tranquilidade para a prova”, orienta Fátima Carvalho, profissional de saúde mental.

Exercício físico

Segundo a psicóloga Fátima Carvalho, praticar atividade física é uma orientação pra a vida toda. “Além de proporcionar um bem-estar físico, auxilia na melhora da saúde mental, ajuda no alívio da tensão e relaxa a mente”. 

Boas noites de sono

Dormir a quantidade de horas necessárias ao corpo é ideal na semana que antecede a prova, pois reduz o estresse e auxilia no rendimento do estudante. “Procure manter horas de sono suficientes para descansar o corpo e a mente, assim você vai absorver melhor o que já estudou e vai estar com energia para a prova”, afirma Fátima. 

Revisão leve

Na semana da prova, estudos muito intensos não são recomendados. Fátima indica revisar o conteúdo de forma leve e objetiva por meio de videoaulas, simulados, leitura de resumos ou resolução de questões.

Relaxar no dia anterior à prova

A dica principal para o dia anterior à prova é conferir o local da aplicação e como chegar, e relaxar. “Assista a um filme ou a uma série de sua preferência, leia algo divertido ou passe algum tempo com amigos ou familiares”, sugere Fátima. 

Alimentação leve no dia do exame

No dia da prova, o ideal é fazer uma boa alimentação, além da documentação necessária, e sair de casa com antecedência para evitar estresse com o relógio, afirma a psicóloga.

COMENTÁRIOS dos leitores