Governo Lula lança o 'Desenrola da Educação'

Agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil atenderão estudantes para quitar dívidas do FIES

seg, 06/11/2023 - 15:31
 Antônio Cruz/Agência Brasil Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará um programa chamado "Desenrola da Educação" para a renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O anúncio foi feito em 6 de novembro e entrará em vigor em 7 de novembro, beneficiando mais de um milhão de pessoas.

Camilo explicou que, a partir de amanhã, as agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil estarão aptas a receber clientes com dívidas do Fies. Além disso, uma linha telefônica 0800 será disponibilizada para atender aqueles que precisam refinanciar suas dívidas. Na semana anterior, o Lula sancionou uma lei relacionada à retomada de obras na educação e saúde.

Um dos aspectos dessa lei é estabelecer melhores condições para a quitação de contratos celebrados até o final de 2017 e que tenham dívidas vencidas até 30 de junho de 2023. O Ministro da Educação afirmou que a renegociação pode reduzir a dívida em até 99%. De acordo com a lei, isso se aplicará a estudantes com dívidas vencidas e não pagas por mais de 360 dias até junho deste ano, desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Camilo destacou a importância de agilizar o processo e garantir que as pessoas tenham o direito de limpar seus registros de inadimplência no mercado. Ele mencionou que recebeu depoimentos de pessoas que estavam sem perspectivas de emprego devido às dívidas.

COMENTÁRIOS dos leitores