Enem: Ainda dá tempo de estudar?

Professor dá dicas de matemáticas nos últimos dias antes da segunda fase do Enem

por Vitória Santos ter, 07/11/2023 - 16:00
Paulo Pinto/Agência Brasil Alunos se abraçam durante entrada em colégio para realizar prova do Enem Paulo Pinto/Agência Brasil

Faltando pouco menos de uma semana para a aplicação da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a pergunta que pode surgir é: Ainda dá tempo de estudar ou devo descansar?

Tratando-se da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, os alunos costumam ficar tão ansiosos quanto na etapa da redação. É importante saber o seu nível de preparação para que possa revisar os conteúdos com calma e encontrar tempo para descansar, que também é importante para o desempenho no exame.

Pensando nisso, o LeiaJá conversou com professor de matemática Erotides Marinho, que deu dicas para os vestibulandos que estão se preparando nesses últimos dias antes da prova.

“Existem muitos comentários do tipo: 'Se não aprendeu até agora, não é agora que vai aprender'. Posso lhe garantir que esse discurso é um jargão falido e muito superficial. Mas é preciso você assumir uma postura estratégica diante da situação", diz o professor. A seguir, estão as orientações de Marinho:

1⁰. Selecione os principais assuntos mais recorrentes de cada área do 2⁰ dia/Enem.

2⁰. Procure questões desses assuntos em provas passadas;  tente resolver e, caso não consiga, retorne ao conteúdo, veja como se resolve, depois tente fazer a sós até conseguir. Uma dica: Sempre leia o enunciado e resolva como se estivesse explicando, tudo num volume de voz bem baixinho.

3⁰. Não perca tempo comentando sobre o seu desempenho no primeiro dia, que de nada adianta, nem divulgue para as pessoas seu plano de retomada. Foque na retomada, dedique várias horas para isso, estudando de modo intervalado, use método pomodoro (blocos de 25 min de estudo alternando com 5min de pausa, com pausa maior de 30min a cada 4 ciclos de 25/5).

Se você sente que já dedicou um tempo considerável aos estudos, revisar as matérias de forma suave pode ser útil para manter o conteúdo fresco na mente. O professor também recomenda alguns conteúdos de matemática.

“Invista em Matemática, pois pode dar muita nota com menos acerto. Procure fazer as mais fáceis primeiro. Para matemática, estude principalmente: Porcentagem, Juros, Média, Probabilidade, Combinatória, Estatística, Função Afim, Problemas com equações, Sistemas de Unidades, Escala, Leitura e lnterpretação de Gráficos e Tabelas, Geometria Espacial, Projeção Ortogonal, Geometria Plana (Áreas e Perímetros, Circunferência, Círculo e Arcos)”, explicou.

Revise o conteúdo mas não esqueça de priorizar o descanso e a recuperação mental. Lembre-se de cuidar de sua saúde, dormir o suficiente e manter-se motivado. No final, o bem-estar e equilíbrio emocional desempenham um papel fundamental no sucesso do Enem, e de qualquer outra prova.

COMENTÁRIOS dos leitores