Governo de Pernambuco realiza mentoria com 11 merendeiras

Capacitação visa aperfeiçoar refeições das escolas públicas estaduais

por Mariana Ramos sex, 10/11/2023 - 18:37
Miva Filho/Secom Governo planeja levar projeto para outras regiões do estado Miva Filho/Secom

A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira (10), o encerramento da mentoria com 11 cozinheiras de escolas estaduais dos municípios de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru para aperfeiçoar o preparo das refeições oferecidas nas unidades escolares.

Iniciativa é parte do projeto “Merenda Boa” e visa trazer mais qualidade e diversificação de merenda para os estudantes, além de uma introdução a alimentos mais naturais para os cardápios. A mentoria incluiu novas receitas e técnicas de manipulação, porcionamento, higienização e segurança alimentar dos preparos para a turma. 

"Nesse projeto nós contribuímos com informações técnicas, dados sobre abastecimento, manipulação dos alimentos, entre outras coisas, mas também saímos daqui cheios de conhecimento, pois essas merendeiras são fundamentais no ambiente escolar, elas têm profunda responsabilidade econômica e social nas vidas desses estudantes. Espero que esse projeto possa crescer e chegar a escolas de todas as regiões de Pernambuco, para que todos saibam que é possível, sim, comer bem dentro da rede estadual", destacou o chef César Santos, um dos professores.

“Foi uma experiência única participar dessa requalificação. Vou levar novas técnicas de cortes, molhos e temperos para minha vivência dentro da cozinha. Estamos acostumadas com os preparos do dia a dia, sempre com muito amor, mas essa renovação me deu conhecimento para fazer novos preparos com os itens que já temos na escola", declara Alcione Viana, merendeira da Rede Estadual de Ensino há mais de 20 anos que fez parte das aulas.

O projeto utilizou de produtos que fazem parte da rotina alimentar dos alunos e que estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar. As cozinheiras aprenderam, também, sobre sustentabilidade e como aproveitar cascas de alimentos e sementes  que são ricas em vitaminas e minerais, ao invés de descartá-las.

A “Merenda Boa” aconteceu em parceria com o “Merenda por Grandes Chefs”, iniciativa realizada pelo Instituto César Santos há uma década. É a primeira vez que o curso chega nas escolas estaduais de Pernambuco, mas o governo planeja ampliar para as demais regiões do estado.

COMENTÁRIOS dos leitores