Docente da UFPE entra para Academia Brasileira de Ciências

Teresa Ludermir é professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco

por Caio Moraes qui, 07/12/2023 - 16:46
Divulgação/ UFPE A Professora Teresa Ludermir, do CIn-UFPE Divulgação/ UFPE

A professora Teresa Ludermir, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alcançou um marco significativo ao ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A divulgação do resultado ocorreu após a Assembleia Geral Ordinária em 4 de dezembro de 2023. Sua eleição a torna a primeira mulher na área de Computação do Nordeste a integrar a ABC, contribuindo para o progresso na busca pela equidade de gênero, visto que as mulheres representam 60% dos eleitos em 2023.

A professora Teresa Ludermir, junto ao professor Francisco Carvalho, é a segunda docente do CIn-UFPE a se tornar membro titular nas Ciências da Engenharia da ABC. Fundada em 1916, a ABC tem como missão estimular a continuidade dos trabalhos científicos de seus membros e promover a importância da ciência para o progresso tecnológico brasileiro.

A categoria de membros titulares, que agora inclui Teresa Ludermir, reconhece o mérito e a consagração científica dos pesquisadores. As eleições são conduzidas em Assembleias Gerais, onde os membros já eleitos propõem os nomes votados. A posse dos novos membros está agendada para 1º de janeiro de 2024, e a diplomação da professora do CIn-UFPE ocorrerá durante a Reunião Magna da ABC em maio de 2024.

Além de sua conquista na ABC, Teresa Ludermir é Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2010. Membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a pesquisadora já foi laureada com Prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial. Teresa também é membro titular da Academia Pernambucana de Ciências, destacando-se por suas contribuições na área de Inteligência Artificial.

COMENTÁRIOS dos leitores