Criança de 11 anos é aprovada em universidade pública

Luan Gama conseguiu na Justiça o direito de realizar o curso de matemática na Universidade do Estado do Amazonas

qui, 11/01/2024 - 14:25
Reprodução/Instagram Luan Gama Reprodução/Instagram

Aos 11 anos, Luan Gama foi aprovado em uma universidade pública. O ex-participante do quadro Pequenos Gênios, do Domingão do Huck, da Rede Globo, conseguiu na Justiça o direito para ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), após aprovação no curso de matemática da instituição. A decisão reconhece que Luan é superdotado, condição que permite ao aluno do ensino fundamental ou médio realizar matrícula em séries mais avançadas, seguindo seu desempenho escolar.

Em entrevista ao site Estadão, o futuro universitário disse estar  “muito feliz” e que tinha dúvidas se seria aprovado no processo seletivo. Ao veículo, Luan afirmou que acertou metade das questões, mas a redação o "salvou". "Pelo gabarito, acertei metade das questões. Pensei que não ia ser suficiente, mas foi a redação que me salvou", relatou. Nas redes sociais, ele compartilhou com os seguidores o texto que escreveu no vestibular. Confira:

De acordo com a mãe do menino, Lara Gama, a vontade do filho em ingressar no ensino superior, mesmo com a pouca idade, veio após Luan ter conhecimento da notícia de que um adolescente, de 14 anos, foi aprovado em um vestibular. Ainda segundo Lara, a busca pelo vestibular da UEA foi realizada pelo filho. 

Antes de iniciar na universidade, Luan Gama passará pelas provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Caso seja aprovado, a criança receberá os diplomas de conclusão do ensino fundamental e médio. O prazo para apresentação das documentações é até 15 de fevereiro, no entanto, as provas ainda não têm data de realização. Caso ultrapasse a data limite, Luan deverá iniciar o 6º ano do ensino fundamental em uma instituição privada, onde ganhou uma bolsa integral de estudos.

COMENTÁRIOS dos leitores