Como manter os estudos para concurso durante o carnaval

Manter o foco e aproveitar rotina atípica são dicas valiosas para estudar no feriado

por Caio Moraes sab, 27/01/2024 - 14:51
Freepik Como manter o ritmo durante a semana de Carnaval Freepik

Manter o foco nos estudos durante o período carnavalesco pode parecer desafiador, dada a atmosfera festiva que envolve esse período. No entanto, é crucial adotar estratégias eficazes para garantir o progresso nos estudos para concursos. O LeiaJá conversou com o professor Abner Mansur, com intuito de dar dicas de como manter esse cronograma e de como manter ele flexível, permitindo momentos de descanso e lazer. 

É fundamental para equilibrar os compromissos acadêmicos com a celebração do Carnaval. Além disso, escolher ambientes propícios para a concentração, como bibliotecas ou locais tranquilos, pode ajudar a minimizar distrações. Utilizar técnicas de gerenciamento de tempo e definir metas realistas também são práticas valiosas para maximizar a eficiência dos estudos. Ao adotar uma abordagem equilibrada, é possível desfrutar das festividades carnavalescas enquanto se mantém comprometido com o objetivo de alcançar sucesso nos concursos. O professor sugere jeitos de continuar o cronograma de estudos e manter a diversão disposta ao Carnaval. 

Isolamento de concentração 

“Primeira coisa, buscar um isolamento. E quando eu falo de isolamento, eu não estou falando de isolamento social. Isolamento de concentração é aquele isolamento onde a produtividade do estudo aumenta, porque ele não tem tanta coisa tirando a atenção dele, como trânsito, rotina familiar, experiência de trabalho e etc”, detalha o professor. 

Quebrar rotina

Abner diz que é sim preciso aproveitar o feriado. “Quando eu digo quebrar a rotina de estudos positivamente, eu não estou falando quebrar o ritmo de estudo e, sim, alterar o modelo. Quem estuda permanentemente já tem um plano de estudo, um calendário bem montado. Geralmente, segunda-feira é o dia da matéria A, na terça é o dia da matéria B, na quarta é o dia da matéria C. Feriados prolongados, como o carnaval, são importantes para criar situações de exceção positiva no estudo. Mudar o calendário, criar um calendário novo só de revisão, fazer simulados, transformar o período carnavalesco em uma festa de revisão”, complementa.

Organização dos turnos

“Já que estamos falando de um período onde a dedicação é integral, já que nós não temos concorrência como ir para a faculdade, como trabalhar, como outras coisas, então o que é que esse candidato, esse estudante, esse vestibulando vai fazer? Ele vai aproveitar para separar os dias dele por tema”, sugere o professor de forma em que aproveite o dia todo para estudar em momentos e áreas diferentes, como:

No primeiro turno, dedique-se ao estudo do conteúdo teórico.

No segundo turno, foque na realização de exercícios relacionados ao tema do dia.

No terceiro turno, revise tanto os acertos quanto os erros, dando especial atenção às áreas onde houve equívocos.

Ênfase nos erros

Ao realizar a revisão nos exercícios, Mansur sugere focar especialmente nas áreas onde cometeu erros. Aprofundando o entendimento nas áreas problemáticas para corrigir eventuais lacunas no conhecimento.

Aproveite a oportunidade única

É preciso também entender que o período do carnaval oferece uma oportunidade excepcional para dedicar cada turno a uma função específica, algo que muitas vezes não é possível em uma rotina diária normal.

Manter o foco nos estudos durante o período carnavalesco pode ser alcançado com sucesso através da adoção de estratégias inteligentes e flexíveis. O diálogo com o professor Abner Mansur proporciona insights valiosos, destacando a importância do isolamento de concentração, quebrar positivamente a rotina de estudos, e organizar os turnos de maneira eficaz. Aproveitar a oportunidade única que o período do carnaval oferece para intensificar os estudos e criar exceções positivas na rotina de estudo é uma estratégia promissora para alcançar o sucesso nos concursos.

COMENTÁRIOS dos leitores