Debates sobre a infância são destaques do Fici
Essa é primeira vez que o "Fórum Pensar a Infância" vem para o Recife
O Fórum Pensar a Infância faz parte da programação do Fici (Festival Internacional de Cinema Infantil) e visa debater sobre políticas, linguagens e narrativas para o cinema infantil no Brasil. Este leque mais acadêmico do festival traz para a cidade personalidades, como o diretor de cinema César Rodrigues e Michel Fessler, roteirista do filme “A Marcha dos Pinguins”.
Esse novo viés do Fici atinge um público bastante diversificado, como o jornalista e escritor Cícero Belmar que comenta a proximidade da programação com o dia das crianças “É muito interessante porque aproveita a semana comemorativa para refletir a problemática infantil dentro da produção artística e as novas linguagens”.
O teatrólogo Manuel Constantino corrobora com o amigo. “É preciso que a gente volte a pensar o cinema de forma mais contundente. A criança como protagonista da própria história”.
Participaram da discussão, ainda, estudantes comunicação como Guilherme Lyra, aluno do curso de cinema, que acredita “que é importante imaginar o cinema infantil não só como uma forma de entretenimento, mas sim uma maneira cultural e social de desenvolver melhores cidadãos para a sociedade”.
Para a coordenadora do evento, Andrea Aloy, “é um prazer trazer o Fórum para Recife depois de três edições no Rio. A platéia, interessada e participativa, é formada por pessoas que já atuam no mercado, além de outras que estão iniciando a sua caminhada. A discussão vai proporcionar concretamente que o cinema nacional colha frutos a partir desse encontro durante os dois dias”, destaca.
O fórum ocorre nos dias 10 e 11 de Outubro na Fundação Joaquim Nabuco, na Rua Henrique Dias, 609, Derby.