Mais de cem sabores e uma doce dúvida

Descubra um pouco mais sobre a arte de fazer sorvetes artesanais

qui, 20/10/2011 - 11:48
Divulgação

Se você acha difícil escolher o sabor de um sorvete, imagine encarar mais de 100 sabores produzidos artesanalmente, com insumos importados de países como Itália, Bélgica, Suíça, Argentina, além de clássicas guloseimas da nossa infância? Pois é, a gelateria Italian Freddo, oriunda da Itália, uma das mais procuradas pelos recifenses, oferece desde os gelatos mais tradicionais até os mais inusitados.

Para os que não conhecem a diferença entre sorvetes industriais e os artesanais, a gastrônoma responsável pela produção dos sorvetes da empresa, Luciana Leal, explica um pouco sobre a técnica. "Os sorvetes artesanais são feitos individualmente, uma cuba de cada vez, enquanto os industriais são produzidos em série e embalados imediatamente", diz, na conversa que o LeiaJá teve durante as gravações do programa Gourmet em Casa (que vai ao ar na próxima terça-feira, 25). Outra característica, segundo o proprietário da Italian Freddo, é a textura, que é "muito mais cremosa, além do prazo de validade ser mais curto, propositalmente, para não perder suas propriedades", complementa Cláudio Meireles.

Meireles comenta que a cidade do Recife "está em destaque na gastronomia nacional", quando nos conta um pouco mais sobre a necessidade de criar produtos variados à base de sorvete - drinks, tortas e sobremesas clássicas acompanhadas dessas delícias geladas.

Um pouco [+] de história:
A origem da sobremesa está em uma antiga receita chinesa que data há mais de 3 mil anos e que unia, vejam só, a neve com frutas. Uma técnica que foi passada para os árabes e logo transformada em um espécie de "calda gelada" chamada sharbet, e que os franceses repaginaram para o famoso sorbets (sorvetes sem leite).

Mas Marco Polo foi o grande responsável pela popularidade do sorvete quando, em 1922, trouxe a sobremesa oriental para a Itália, e daí para o mundo. Hoje, os maiores produtores e consumidores são os norte-americanos, mas não podemos negar que essa delícia é bastante apreciada pelos brasileiros, principalmente pela temperatura do nosso país.

COMENTÁRIOS dos leitores