Academia Brasileira de Letras elege Ana Maria Machado

Escritora e jornalista é a segunda mulher eleita como presidente da ABL

sex, 09/12/2011 - 18:55
Divulgação

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, nesta quinta-feira (8), a jornalista e escritora Ana Maria Machado como a nova presidente da instituição, com unanimidade nos votos. A jornalista vai substituir o acadêmico Marcos Vinícius, que desde 2006 era presidente da ABL.

Essa é a segunda vez que uma mulher ocupa a cadeira de presidência da ABL, a primeira foi a escritora Nélida Piñon, em 1997. A cerimônia de posse de Ana Maria e da nova diretoria está marcada para a próxima quinta-feira (15), às 17h, na Sede da instituição, no Salão Nobre do Palácio Petit Trianon, no Rio de Janeiro.

A nova mesa será composta também pelo diplomata e escritor Geraldo Holanda Cavalcanti, como secretário-geral, por Domício Proença Filho, crítico e romancista eleito como primeiro-secretário, o escritor Marco Lucchesi como segundo-secretário e o professor e filósofo brasileiro Evanildo Cavalcante Bechara, ocupando o cargo de tesoureiro da Academia. Todos esses nomes ocupam as cadeiras de imortais na Academia Brasileira de Letras.

Ana Maria Machado nasceu no Rio de janeiro, em 1941, e conta com mais de cem livros publicados no Brasil ao longo dos seus 40 anos de carreira. Ela começou como pintora, depois trabalhou como jornalista no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil e em O Globo, além de escrever para a revista Realidade. Foi presa pelos militares durante a ditadura militar e, em seguida, deixou o Brasil partindo para o exílio na Europa, voltando apenas em 1972.

Com o passar dos anos, a escritora ganhou vários prêmios, entre eles o prêmio o Hans Christian Andersen, em 2000, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial, e em 2003 ocupou a primeira cadeira dos Imortais na Academia Brasileira de Letras, substituindo o Dr. Evandro Lins e Silva.

COMENTÁRIOS dos leitores