Historiador revela nuances da vida de Maria Bonita

Palestra encerra o calendário de atividades do Museu do Estado Pernambuco em 2011

ter, 13/12/2011 - 16:43

O historiador e membro da Academia Pernambucana de letras, Frederico Pernambucano de Mello, apresenta a palestra Maria Bonita: a mulher e o nome. O evento acontece nesta quarta-feira (14), às 19h, no auditório Joaquim Cardozo, no Museu do Estado de Pernambuco.

A palestra acontece em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como a figura popular de Maria Bonita, a companheira do Rei do Cangaço, Lampião. O historiador vai contar curiosidades sobre o cangaço, além de mostrar 26 imagens raras de Maria Bonita, e relatar a importância dela na história do Nordeste e do Brasil.

A cangaceira é conhecida como a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Casada com Lampião durante oito anos, teve a trágica morte de ser degolada ainda viva pela polícia armada oficial, conhecida na época como “Volante”.

RESUMO - Frederico Pernambucano de Mello é um dos maiores pesquisador sobre a história do cangaço no Brasil, e desde 1988, ocupa uma das cadeiras da Academia Pernambucana de Letras (APL). O historiador já publicou diversos livros que relatam a história do cangaço, entre eles, Quem Foi Lampião (1993), A Guerra Total de Canudos (2007), Estrelas de Couro a Estética do Cangaço (2010).


COMENTÁRIOS dos leitores