50 anos de criação da rebelde Mafalda
Personagem de Quino encanta até hoje o público com seu espírito provocador
A garotinha rebelde e contestadora que conquistou pessoas no mundo inteiro faz aniversário nesta quinta-feira (15). Mafalda foi criada em março de 1962 e ainda hoje continua a encantar e levantas boas e saudáveis discussões nos mais variados temas, habitualmente em questões relacionadas à política, educação, cultura, economia.
Quino - apelido do desenhista argentino Joaquin Salvador Lavado – foi o criador da personagem que teve seu nome inspirado na novela Dar la cara, de Davi Viñas. Mafalda foi inicialmente criada para uma publicidade de máquina de lavar em 1962. A campanha publicitária, no entanto, foi cancelada e os leitores só puderam conhecê-la em 1964, quando as tirinhas começaram a ser veiculadas no periódico Primeira Plana, da Argentina. A partir do ano seguinte, o El Mundo abrigou a garotinha diariamente até a falência do jornal argentino, em dezembro de 1967. Seis meses mais tarde, no semanal Siete Días Illustrados, a menina reapareceu.
A precocidade crítica da menina encontrava em sua turminha – entre estes, Susanita, Miguelito, Manolito e Filipe –contrapontos para diversas reflexões. Especialmente na sala de aula, onde os assuntos abordados eram pontos de partida para alfinetadas sociais e políticas. Quino fez uso de ironia e muito humor para tratar de polêmicas como ditadura, feminismo, repressão e outras vertentes que se encaixam muito bem no perfil questionador e exclamador da jovem Mafalda.
A personagem se manteve antenada nas discussões da atualidade até junho de 1973, quando teve sua última tirinha publicada na Revista Siete Dias. O encerramento das publicações foi relacionado à impossibilidade do autor comentar os temas recentes, já que devia entregar as tirinhas com duas semanas de antecedência.
Embora não haja mais a publicação regular de Mafalda, a garotinha ainda deu o ar da graça em algumas edições especiais, como em 1976, num pôster para UNICEF que ilustrava a Declaração Universal dos Direitos da Criança. As tirinhas de Quino com Mafalda ainda são frequentemente resgatadas, sobretudo na internet e até mesmo vestibulares devido a suas temáticas atemporais e ricamente interpretativas.
Dois Aniversários - Até a comemoração do aniversário da contestadora garotinha tem polêmica. Apesar de criada em 1962, Mafalda só foi publicada em 1964, o que fez seu autor, o cartunista Quino, se manifestar dizendo que só comemorará o aniversário de sua personagem em 2014.