Elton John e Paul McCartney homenageiam rainha
Concerto de gala começa por volta das 19h (horário local) no Palácio de Buckingham
As comemorações dos 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II continuam nesta segunda-feira. Um concerto de gala começa por volta das 19h (horário local) no Palácio de Buckingham, com apresentações de Elton John, Paul McCartney, Shirley Bassey, Cliff Richard e Tom Jones, entre outros.
"Pode ser que pop ou rock não sejam os estilos de música favoritos da rainha, mas ela certamente nos apoiou nos últimos anos. Em troca, é claro que nós a apoiamos", disse Cliff Richard, que emplacou seu primeiro sucesso em 1959. "Eu acho que provavelmente ela preferiria ver uma ópera", disse o cantor.
Toga, uma pequena nação do Pacífico, acendeu a primeira de mais de 4,2 mil piras que serão iluminadas na Grã-Bretanha e em todo o mundo em homenagem ao jubileu de diamante. A rainha vai acender a última pira após o show.
Valendo-se de sua prerrogativa real, a rainha não deve assistir o concerto inteiro. Elton John deve tocar, entre outras, "Your Song", "I'm Still Standing" e "Crocodile Rock"; Tom Jones vai apresentar "Delilah" e Annie Lennox vai cantar "There Must Be An Angel". Kylie Minogue e Stevie Wonder vão apresentar seus maiores hits juntos e Paul McCartney tocará "Live and Let Die".
Margaret Watson, 73 anos, que estava nas proximidades do Palácio de Buckingham, lembra de ter assistido a coroação de Elizabeth II pela televisão, em um aparelho que sua família havia comprado especialmente para a ocasião. "Estou aqui para agradecer a rainha por tudo o que ela tem feito", disse Watson. "Eu estou tão satisfeita em ter vivido em seu reinado".
Apesar da forte chuva, mais de 1 milhão de pessoas assistiram, no domingo, o barco da rainha liderar uma frota de 1 mil navios pelo rio Tâmisa. "Quer você acredite na monarquia ou não, isto é simplesmente fantástico", disse Beverley Clements, 44, que estava no local com sua irmã. As informações são da Associated Press.