Hip-hop ganha mais uma batalha contra o preconceito

Lei sancionada no Rio de Janeiro garante o reconhecimento do gênero como movimento cultural musical de caráter popular

por Maira Baracho sab, 30/06/2012 - 00:25

O hip-hop ganhou mais uma batalha contra o preconceito. Em lei sancionada na última quarta-feira (27) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o estilo é reconhecido como movimento cultural musical de caráter popular. A lei é de autoria do vereador João Mendes de Jesus do PRB, que enxerga os artistas do gênero como "agentes da cultura popular" e que, por isso, devem ter garantidos seus direitos.

O que muda com isso é que fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito (de qualquer natureza) contra integrantes e manifestações do hip-hop. Com a mudança na legislação, cabe à prefeitura garantir espaço através da realização de eventos que assegurem ao gênero o mesmo tratamento concedido à outras manifestações populares, como o samba, por exemplo. A Secretaria Municipal de Cultura da cidade já contava com o Festival de Hip Hop, que acontece todo mês no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, além de oficinas em polos da cidade.

O hip-hop surgiu nos subúrbios de Nova Iorque nos anos de 1970 e carrega consigo DJ, mc, grafite e dança. No Brasil, o movimento ganhou força na década de 1980 e segue lutando para ser preservado e incentivado enquanto cultura popular.

 

COMENTÁRIOS dos leitores