Selo pernambucano de música procura "Novas Joias"
Joinha Records lança campanha na internet para encontrar novo artista para seu catálogo
Já faz um tempo que é necessário ter muito mais do que talento musical para se conseguir viabilizar uma carreira como músico. Os novos tempos exigem dos artistas uma visão mais abrangente de sua obra e trabalho, que incluem divulgação, produção e identidade visual, entre outros aspectos e estratégias. Ter à disposição estrutura e uma equipe com experiência para gerenciar a carreira pode fazer toda a diferença, especialmente para quem está começando.
Pensando em descobrir novos músicos e grupos, o selo Joinha Records começa, no dia 1º de setembro, uma ação com a intenção de aumentar seu catálogo de artistas, que inclui China, Mombojó e Tibério Azul. Trata-se do projeto Novas Joias, que escolherá um artista ou banda para integrar o Joinha. O escolhido contará com toda a estrutura do estúdio Das Caverna, além de ter sua carreira gerenciada pela equipe do selo. “A gente quer conhecer gente nova, se impressionar e se instigar pra fazer uma coisa nova”, explica Chiquinho, um dos sócios do joinha e membro da banda Mombojó.
Para participar, as bandas ou artistas devem postar um vídeo até o dia 1º de agosto na linha do tempo do facebook do selo, que será analisado pelos integrantes do Joinha - Homero Basílio, China e Chiquinho - e por Raul Luna e Rodrigo Édipo, que fazem a revista MI, focada na cena musical independente de Pernambuco. Os escolhidos serão chamados para uma audição ao vivo. “A intenção é saber quem é a 'Nova Joia' na hora”, avisa Homero Basílio.
Os integrantes do Joinha avisam que não há limitação de estilo musical, e ressaltam que as inscrições estão abertas para músicos de todo o estado de Pernambuco, não apenas da capital. “A gente espera que as bandas coloquem o material mais legal delas”, afirma China. A escolha não levará em consideração número de visualisações dos vídeos ou voto de internautas, mas aspectos como potencial artístico e disposição para trabalhar seriamente a carreira musical. O designer gráfico Raul Luna explica que “A intenção não é afunilar, mas conhecer, mapear um pouco o que está acontecendo musicalmente no Estado”. A intenção é realizar a campanha Novas Joias anualmente.