Rumo a Paris para fazer do frevo Patrimônio Imaterial

Comitiva com presença da Secretária de Cultura, do Presidente da Fundação de Cultura e de artistas vão defender ritmo pernambucano como Patrimônio Cultural Imaterial em reunião da Unesco

por Felipe Mendes seg, 03/12/2012 - 14:09
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Frevo pleiteia sr Patrimônio Cultural Imaterial Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Uma comitiva formada por gestores públicos e artistas embarca na tarde desta segunda (3) para Paris com a misão de defender o frevo da 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, da Unesco. O frevo é a única expressão artística brasileira a participar da avaliação que definirá quais são os novos patrimônios culturais imateriais do mundo, em companhia expressões de países como Índia, Itália e Equador.



Ao todo 25 pessoas, incluindo a Secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo, e o Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, André Brasileiro, estão indo à capital francesa representar o típico ritmo pernambucano. Também estão na comitiva pessoas do Grupo Gestor do Comitê de Salvaguarda do Frevo, a historiadora Carmém Lélis e a pesquisadora Magdalena Almeida, músicos como os maestros Edson Rodrigues e Newton Caivano, Fábio Andrade e Célio Coelho, além de desfilantes de blocos líricos como Cid Cavalcanti (Bloco Lírico O Bonde) e Naize Abreu Siqueira (Bloco Eu Quero Mais).



Passistas de frevo, a flabelista Tabida Cristina Bandeira Fernandes e o porta-estandarte Hermes José da Silva também estão na comissão, que fica até o dia 7 na sede da Unesco.

COMENTÁRIOS dos leitores