Filme brasileiro é premiado no Festival de Berlim

Helio Oiticica foi considerado o melhor longa da mostra Fórum e traz lados ainda desconhecidos do artista plástico

por Tarcísio Acioli sex, 15/02/2013 - 18:58
Divulgação Documentário conta a história do artista plástico Hélio Oiticica através de fitas que ele gravou nos anos 60-70 Divulgação

A Fipresci - Federação Internacional de Críticos de Cinema - divulgou nesta sexta-feira (15) os melhores filmes do 63° Festival de Berlim para seus membros. Entre eles o brasileiro Hélio Oiticica, documentário que possui imagens inéditas da carreira do artista plástico.

O grande vencedor foi o romeno Child's Pose, de Calin Peter Netzer, o longa conta a história de Luminita Gheorghiu, mão de classe média alta que usa de sua influência para livrar seu filho da cadeia. Os especialistas também resolveram premiar mais dois filmes, um de cada mostra - Fórum e Panorama - ocorrida durante o Festival e, por conta da decisão, o brasileiro foi contemplado.

Hélio Oiticica é um filme de César Oiticica Filho e mescla imagens do pintor com alguns filmes em Super 8 - que recebem os nomes de Heliotapes - guardados por ele. Além de ganhar o prêmio da mostra Fórum, venceu o Galigari, honraria concedida aos projetos mais experimentais exibidos nela. Com isso a produção brasileira ganha € 4.000, sendo metade para sua distribuição e a outra para o diretor.

Inch'Allah ganhou o prêmio da Panorama, que exibe os longas que tentam equilibrar visão artística e capacidade de vendas. A coprodução entre a Itália e França narra o drama de uma médica canadense que é vizinha de um soldado israelense em Jerusalém, porém ela todos os dias cuida de pacientes palestinos em Ramallah.

O Urso de Ouro, honraria concedida através de um júri especializado, é anunciado no sábado (16) e tem como favorito o chileno Gloria.

 

COMENTÁRIOS dos leitores