Maestro Forró percorre leste europeu em série de TV
Projeto 'Andante' foi gravado no Brasil, Turquia, Bulgária e Romênia
O regente da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o Maestro Forró, lança a primeira edição do projeto Andante na sexta (24), às 20h, na livraria Cultura do Shopping Riomar. O programa de TV percorreu lugares inusitados em três países do Leste Europeu e conta a troca de experiências vividas por Forró entre Brasil e estes países. O projeto foi idealizado por Alessandro Guedes juntamente com o maestro.
A série completa em estilo diário de viagem, contém dez capítulos com 26 minutos cada. "De fato, é uma coisa fora do padrão. O tema vem do andamento, do andante que anda, do andarilho, pesquisador. O Andante é uma expressão musical. Os pilares que acompanham a trajetória desde o começo do Maetro Forró são a pesquisa, manutenção, releitura e interação", descreve Forró.
O ponto de partida do Andante é o bairro da Bomba do Hemetério, local em que o maestro reside. Forró revela suas influências e viaja pelas cidades de Istambul (Turquia), Sófia e Gabrovo (Bulgária), Bucareste e Draguseni (Romênia), através de um intercâmbio musical entre a cultura pernambucana e a européia. "A parte mais gostosa é a interação. Interagir nossas culturas com qualquer cultura. Percebemos nossos costumes como costumes universais. Aprendi história de dez, doze anos, em 20 dias", conta ele.
Forró, no ano 2000, viajou para a Europa e já havia conhecido a Turquia. Mas, segundo ele, dessa vez foi diferente. "Eu já tinha visitado alguns países para cumprir agenda com a orquestra e outros músicos. Desta vez eu pude aprofundar e comprovar pra mim mesmo e pra muita gente que é possível a gente se comunicar de verdade através das artes. Foi a experiência mais prazerosa da minha vida", declarou o maestro.
O regente que levou alguns instrumentos para as gravações de Andante, percebeu alguns elementos bem parecidos com a cultura pernambucana, como o zabumba. "Quando Luiz Gonzaga era criança, os turcos eram caixeiros viajantes que invadiram o Nordeste do Brasil cantando e tocando instrumentos e ele viu aquilo", comenta ele. Além dos instrumentos, algumas cidades, segundo ele, podem ser comparadas com regiões de pernambuco: "Na Romênia, na regição de Bucovina, é impressionante. Se você congelar a imagem, a impressão é de que as pessoas são da Zona da Mata. O som parece com o maracatu rural", explica Forró.
Gravado no segundo semestre de 2012, produzido pela Recife Produções e Cabra Quente Filmes com incentivo do Funcultura, o programa Andante será transmitido pela TV Universitária aos sábados, começando pelo próximo (25), ao meio-dia, com reprise aos domingos, às 21h30.