Forró dá primeiro passo para ser Patrimônio Cultural

Câmara do Patrimônio Imaterial aprovou o parecer e o Iphan irá iniciar debates sobre o tema

por Wênia Bandeira sex, 25/10/2013 - 09:02
LeiaJáImagensArquivo Iphan convidou demais estados a aderir ao projeto LeiaJáImagensArquivo

JOÃO PESSOA (PB) - O ritmo mais tocado entre as festas realizadas no Nordeste, em qualquer época do ano, agora pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil. O forró foi aprovado, nesta quinta-feira (24), através de parecer favorável ao pedido de registro feito à Câmara do Patrimônio Imaterial, em junho de 2011.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destacou o intitulado “Matrizes do Forró”, como objeto diferente das manifestações mais atuais do gênero musical. Além disso, o ato de preservar a história agregada ao ritmo deu força ao projeto.

Para o Secretário do Estado da Paraíba da Cultura, Chico César, esta é uma forma de definir a identidade do homem nordestino. “A própria autoestima e sua autoimagem, a partir dos cocos, os baiões de viola, o aboio, os brinquedos juninos e natalinos, condensados na figura de Luiz Gonzaga, foram aí redescobertas e reinventadas”.

Chico César ressaltou o fortalecimento simbólico do Estado e da região. Segundo o Secretário, não só a música ganha com o ato, mas também a indumentária, a gastronomia, a cachaça e o artesanato, que serão potencializados com este reconhecimento.

O Iphan na Paraíba convidou os demais Estados do Nordeste para aderirem ao processo à medida que aconteçam reuniões preliminares do fórum criado para debater o tema. Na Paraíba é realizado o chamado Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e reconhecidamente um dos maiores festejos públicos do planeta, assim como acontece em Caruaru.

COMENTÁRIOS dos leitores