Livro registra letreiros populares de Pernambuco

'Abridores de Letras de Pernambuco: Um mapeamento da gráfica popular' será lançado nesta quinta (31)

por Priscila Urpia qua, 30/10/2013 - 18:03
Divulgação Elementos da gráfica popular são produzidos à mão por ‘artistas’ anônimos Divulgação

O conhecimento de técnicas de ‘artistas’ anônimos, autores de letreiros populares, acabou inspirando a elaboração do livro Abridores de Letras de Pernambuco: Um mapeamento da gráfica popular, que será lançado nesta quinta (31), às 19 horas, no Orbe Coworking. A publicação é fruto de cinco anos de pesquisa, que rendeu um acervo com mais de mil imagens em 6 cidades de Pernambuco.

A obra conta com 200 imagens de diversas manifestações de design informal inscritas em muros, anúncios, placas, faixas, cartazes e vitrines. São mensagens que informam o nome do estabelecimento, anunciam dias e horários de funcionamento do negócio, além de produtos e serviços oferecidos.

Em versão bilíngue - em inglês e português - o livro traz ainda o relato de 12 pintores de letras, entrevistados durante a pesquisa, que explora as técnicas mais utilizadas por eles e suas expectativas sobre o futuro da atividade. Os autores são Fátima Finizola, Solange Coutinho e Damião Santana, este último também responsável por todos os registros fotográficos do livro.

Serviço

Lançamento Abridores de Letras de Pernambuco: Um mapeamento da gráfica popular

Quinta (31) | 19h

Orbe Coworking (Avenida Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edifício Pernambuco - Santo Antônio)

COMENTÁRIOS dos leitores