Audiência pública da Frei Caneca tem nova data: 4 de junho

Encontro será realizado às 14h e servirá para a população conhecer as propostas voltadas para emissora

por Marcus Fernandes ter, 27/05/2014 - 18:37
Divulgação/Lú Streithorst/PCR Segundo Patrick Torquato, gestor da rádio, serão apresentadas mais de 50 formatos para a radio pública Divulgação/Lú Streithorst/PCR

Ficou marcada para o dia 4 de junho, às 14h, na Câmara Municipal do Recife, a audiência pública que vai tratar das propostas definidas para a Rádio Frei Caneca. Segundo Patrick Torquato, gerente de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e gestor da rádio, na ocasião serão apresentadas mais de cinquenta propostas para a emissora pública, todas elas construídas pelos grupos de trabalhos formados por mais de vinte entidades da sociedade civil. A entrada será aberta à população recifense.

A audiência pública, inicialmente agendada para a próxima quarta-feira (28), foi convocada pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), que convidou participantes dos grupos de trabalho da Frei Caneca a apresentarem na Câmara Municipal as propostas desenvolvidas para a rádio pública do Recife. Entre os participantes estarão representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife (CMPC), Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), Fórum da Música de Pernambuco, Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPE, sindicatos dos Radialistas e Jornalistas, Secretaria de Cultura e FCCR, entre outros.

Frei Caneca no primeiro semestre de 2014, garante Lessa

Implantação da rádio pública

A formulação destas propostas aconteceu entre 10 de março e 10 de abril deste ano, período o qual os participantes dos grupos de trabalho tiveram vários encontros com o objetivo final de apresentar à população do Recife um modelo de rádio para a Frei Caneca. As equipes foram divididas pelos temas Gestão, Financiamento e Programação. Além disso, desde o dia 1° de março, a rádio está no ar em caráter experimental e online. O site conta com informações sobre a emissora, cronograma de atividades para a implantação da Frei Caneca e detalhes dos grupos de trabalhos envolvidos no processo.

Lenda da Frei Caneca

O projeto da rádio foi aprovado em 1960 e foi uma iniciativa do ex-vereador Liberato Costa Jr. O local para instalação da antena transmissora será o prédio da Sudene e no dia 1º de março a Prefeitura do Recife lançou uma canal cujo streaming se limita a uma setlist contínua de músicas de artistas pernambucanos. Quando estiver em versão finalizada, a Rádio Frei Caneca ficará no dial 268, de maneira provisória, e depois passar para o dial 208 definitivamente.

COMENTÁRIOS dos leitores