Artistas prestam apoio ao movimento #OcupeEstelita
Karina Buhr, Otto, Alceu Valença e Ney Matogrosso, entre outros, já divulgaram mensagens solidárias aos ativistas
Vários artistas de Pernambuco e de outras regiões do país demonstraram apoio público, por meio das redes sociais, ao #OcupeEstelita. O movimento defende um uso alternativo para os armazéns da Avenida Cais José Estelita, Bairro de São José, em contrapartida ao proposto pelo projeto Novo Recife. A onda de manifestações artísticas, que vem ganhando apoio popular na internet, teve início com Karina Buhr, no último sábado (24), após a cantora postar no grupo Direitos Urbanos no Facebook uma foto com a hashtag do movimento. Além de Karina, Marcelo Jeneci, Otto, Leandra Leal, Siba, Fábio Trummer, Alceu Valença e até Ney Matogrosso já prestaram apoio aos ativistas.
Seja através do tradicional cartaz com os dizeres #OcupeEstelita ou seja com textos em defesa da causa, o meio cultural parece estar engajado com o movimento. Natural de São Bento do Una, Sertão de Pernambuco, Alceu Valença foi um dos que opinaram sobre a política urbana implantada no Recife. “As cidades crescem, mas quando existe um plano de urbanização coerente, os espaços reservados para o vento, os olhos e a mobilidade são preservados”, escreveu Alceu no Facebook, comparando ainda no texto o Recife a um paliteiro, em referência ao aumento do número de prédios na cidade.
Há mais de 20 anos, eles 'ocupam' o Cais José Estelita
A atriz carioca Leandra Leal, que já foi casada com o pernambucano Lirinha, também declarou estar ao lado dos que defendem o uso da região do Estelita para fins de lazer e culturais. “Minha contribuição aos recifenses que lutam pelo direito de exercer a democracia e que estão agora ocupando o cais estelita pedindo um novo Recife, onde o progresso estaria de mãos dadas com a cultura, a natureza e o respeito para com as futuras gerações”, postou Leandra Leal no Instagram.
Máquinas iniciam demolição do Cais Estelita na madruga
O cantor pernambucano Otto, que nasceu em Belo Jardim mas teve uma relação forte com o Recife, foi outro artista que deixou sua contribuição. “Pra quem ama Recife! Com saudade do Caiçara”, publicou Otto no Facebook, lembrando o caso recente da demolição do Edifício Caiçara, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Quem também usou as redes sociais para mostrar indignação ao projeto Novo Recife foi Ney Matogrosso, que posou para uma foto ao lado da bandeira de Pernambuco e da hashtag #OcupeEstelita.