Passado e presente em contos de Alice Munro

'A vida de Castle Rock' diminui a fronteira entre relato e ficção para contar a história da origem de Alice Munro

por Paula Passos ter, 10/06/2014 - 13:05
Divulgação 'A vista de Castle Rock' reúne tanto contos sobre os antepassados mais remotos de Alice Munro, quanto narrativas mais recentes Divulgação

Alice Munro lança o livro A vista de Castle Rock, pela Biblioteca Azul, em que reúne contos sobre os antepassados da autora Nobel de 2013. A obra investiga a história de um lado de sua família, os Laidlaw.

Foram inúmeras páginas de documentos consultados, além de cartas e outros registros escritos. Uma das conclusões a que a autora chegou na pesquisa foi que sempre houve pelo menos um Laidlaw preocupado em escrever uma parte dessa história.  

A vista de Castle Rock reúne tanto contos sobre os antepassados mais remotos de Alice Munro, a exemplo dos que viajaram em 1818 rumo ao sonho da nova vida no continente americano; quanto narrativas mais recentes, próximas ao presente, feitas a partir das experiências de Munro. 

A vista de Castle Rock foi lançado originalmente em 2006 e é o décimo segundo livro da autora, cuja importância foi reconhecida em 2013, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura - primeira vez que concedido a um autor dedicado a narrativas curtas.

COMENTÁRIOS dos leitores