VI Virtuosi de Gravatá confirma atrações internacionais

Evento será realizado entre os dias 18 à 25 de julho

ter, 08/07/2014 - 15:19
Divulgação Apresentações são gratuitas Divulgação

Em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, a música clássica é a atração do VI Festival Virtuosi, que será realizado de 18 a 25 de julho, a partir das 20h, na Igreja Matriz de Sant'Ana.  Estão na programação recitais e apresentações de artistas internacionais.

Uma das atrações é a pianista Tamila Salimdjanova, vencedora do Concurso Internacional de Piano BNDES 2012, que se apresenta no Brasil pela primeira vez. Também mostram o talento neste evento o violinista norte-americano Giora Schmidt, o violoncelista russo Adrian Daurov, a pianista chinesa/americana Di Wu, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo de piano Gastesi-Bezerra.

Nomes conhecidos do público do Virtuosi farão novas apresentações na sexta edição, entre eles o filipino Victor Asuncion e o violonista Mario Ulloa. Além de 30 bolsistas, todos instrumentistas de cordas de Pernambuco, Paraíba, Brasília e Rio de Janeiro.

ADRIAN DAUROV, violoncelo – faz apresentações como solista de orquestras e recitais e já esteve ao lado de Alicia Keys, Josh Groban e Sigur Ros.  Adrian Daurov fez sua estréia aos 15 anos como solista da Orquestra de St. Petersburg.

DI WU, piano - Elogiada pelo Wall Street Journal como “uma pianista muito madura e sensível”, é considerada um jovem talento promissor pela Musical America. Residente em Nova York tem se apresentado com as orquestras de Seattle, Sinfonica Nacional do México e North Carolina.

DUO GASTESI-BEZERRA, piano – formado pelos pianistas Estibaliz Gastesi e Márcio Bezerra, o Duo recebeu os prêmios “Encore Grant” do Fórum de Compositores Americanos e o “Gene Gutchë Performance Incentive Fund” concedido pelo Schubert Club (E.U.A.).

EDICSON RUIZ, contrabaixo – o venezuelano estuda contrabaixo desde os 11 anos e já ganhou o Concurso Internacional de Contrabajxstas de Indianápolis (EUA), além de ser o bolsista mais jovem da Academia Orquestral da Orquestra Filarmônica de Berlím.

GIORA SCHMIDT, violino - com uma voz inconfundível, suas performances são ricas em cores, que o tornam um dos jovens mais impressionantes no palco. O violonista foi solista nas orquestras sinfônicas de Cleveland, Filadélfia, Chicago , Detroit , New Jersey, Fort Worth, Honolulu, San Diego, Vancouver , Toronto, Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, Orquesta Filarmónica de la UNAM ( Cidade do México) , Orquesta Sinfonica de Chile , Sendai Philharmonic ea Filarmônica de Israel.

MARIO ULLOA, violonista - Natural de Costa Rica, estudou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica.. É Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia. Obteve o Prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, no Paraguai e o 5º Prêmio “Printemps de la Guitare”, na Bélgica.

PAULO CORTESE, viola - Formado pelo Curtis Institute of Music, apresentou-se como solista da Orquestra de Filadélfia e de Boston. Gravou a obra completa de Hindemith com a Filarmonia de Londres para o selo ASV. Atualmente reside em Barcelona, Espanha.

TAMILA SALIMDJANOVA, piano - Em 2012 foi a vencedora do III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. Com 21 anos, a pianista do Uzbequistão, apresentou-se na prova final no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pela maestrina Lígia Amadio.

VICTOR ASUNCION, piano - Natural de Filipinas tem se apresentado em grandes salas de concerto de vários países como Canadá, Japão, México e Filipinas. Fez sua estréia aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra.

RAFAEL GARCIA, regente - É o criador, diretor artístico e regente do festival VIRTUOSI. Radicado no Brasil desde os anos 70, desempenhou inúmeras funções como violinista, professor, diretor artístico, regente, criador e coordenador de projetos culturais significativos para o desenvolvimento da música.

COMENTÁRIOS dos leitores