Recife e Porto Alegre lado a lado na mostra de Lia Letícia
Luzes da Cidade faz retrospectiva da vida da artista nas duas cidades
A artista Lia Letícia, nascida em Porto Alegre e radicada no Recife, irá abrir uma exposição no Instituto de Arte Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (IAC/UFPE) com imagens e instalações que faz uma retrospectiva de sua via nas duas cidades. Luzes da Cidade entra em cartaz na próxima quinta-feira (31), às 19h, apenas para convidados. A visitação aberta ao público começa no dia 1º de agosto e segue até o fim do mês, com entrada gratuita.
Recife e Porto Alegre serão interpretados pela artista como cidades próximas – a mostra é dividida em duas salas, Não há vagas e R$ 2,15 é roubo. Na primeira, a instalação se relaciona com a dinâmica das novas metrópoles e com o conflito existente entre espaço humano e espaço mecânico.
“Levava meu filho a pé pra escola em Porto Alegre, a três quadras da minha casa. No percurso, as calçadas eram perigosas, com inúmeras entradas e saídas de garagem. A série surge desta percepção materna, para em seguida se transformar numa percepção da cidade como um organismo que cria curas e doenças”, explica Letícia. As imagens foram feitas com câmeras analógicas.
Além de experimentar texturas diversas, o trabalho registra a destruição de inúmeras construções que se tornaram prédios-garagem na cidade, perdendo suas fachadas e sua arquitetura original. A segunda sala, R$ 2,15 é roubo, a artista reuniu e ampliou pedaços de papel com mensagens impressas que costumam ser distribuídas por pedintes dentro de ônibus e transportes coletivos. Ao transformar esses bilhetes em quadros luminosos, Lia expõe a contradição e a crise de valores presentes nesses pedidos de ajuda, que muitas vezes banalizam e instrumentalizam a miséria.
*Com informações da assessoria
Serviço
Luzes da Cidade
1º a 29 de agosto | 9h às 12h e 14h às 18h
IAC/UFPE (Rua Benfica, 157 - Madalena)
Gratuito