San Sebastián anuncia primeiros filmes
O francês François Ozon e o dinamarquês Bille August disputarão a Concha de Ouro, prêmio máximo da 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontecerá de 19 a 27 de setembro. August, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1989 por "Pelle, o Conquistador", estará na mostra oficial com "Silent Heart", um drama intimista e familiar, anunciou a organização do evento.
Ozon, vencedor do festival espanhol há dois anos com "Dentro da Casa", volta a competir em San Sebastián com "Une nouvelle amie", no qual narra a história de duas amigas de infância. Uma delas, pouco antes da morte, faz a outra prometer que cuidará de seu bebê e de seu marido.
Outro filme importante da mostra será "The drop", dirigido por Michaël R. Roskam, o último longa-metragem do ator americano James Gandolfini, falecido em 2013, que se passa no mundo do crime organizado.
A diretora francesa Mia Hansen-Love levará para San Sebastián o filme "Eden", que narra a vida noturna em Paris durante o auge da música eletrônica nos anos 1990. O sul-coreano apresentará "Haemu", sobre um pesqueiro que tenta transportar imigrantes ilegais, situação que acabará em catástrofe.
O austriaco Michael Sturminger, "Casanova Variations", faz uma revisão do mito de Casanova, em um filme protagonizado por John Malkovich.
Outro filme da mostra competitiva é "Phoenix", do alemão Christian Petzold, vencedor do Urso de Prata de diretor no Festival de Berlim-2012 com "Barbara".
Protagonizado por Nina Hoss, "Phoenix" conta a história de uma cantora enviada a um campo de concentração, do qual retorna desfigurada.
"O Protetor", com Denzel Washington e dirigido por Antoine Fuqua, abrirá, fora da mostra competitiva, o festival. A Espanha está representada na mostra competitiva com "La isla mínima" de Alberto Rodríguez, "Magical girl" de Carlos Vermut e "Loreak", de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga.
O festival anunciará os últimos filmes da mostra competitiva na próxima semana.