Livro "A Culpa é das Estrelas" banido de escola americana
Comitê formado por pais e professores decidiu tirar livro da biblioteca da escola
A mãe de um aluno norte-americano de uma escola pública em Riversidade, na Califórnia, foi o motivo da retirada do livro A Culpa é das Estrelas da biblioteca da escola. Ela achou o livro "inapropriado para crianças de 11 a 13 anos lerem" por conter temas como sexo e câncer. As informações são do site da Vanity Fair.
"Eu fiquei chocada por o livro estar em uma escola" falou a mãe, que montou um comitê com os professores, pais de alunos e diretores para decidirem se o título permaneceria disponível na biblioteca ou se seria lido apenas com o consentimento dos pais. O livro conta uma história de amor entre um casal com câncer. A classificação indicativa no Brasil é de 12 anos.
O próprio autor da história, John Green, se manifestou pelo caso nas redes sociais. Ele se diz "feliz" e "triste" pela decisão da escola. "Fiquei feliz porque, aparentemente, esses jovens de Riverside nunca irão testemunhar a morte, já que elas nunca vão ler meu livro. Por outro lado, também estou triste porque esperava poder introduzir a ideia de que pessoas podem morrer a essas crianças e acabar com suas esperanças de imortalidade”, escreveu.
A Culpa é das Estrelas foi adaptado para os cinemas e se tornou um dos filmes mais lucrativos em 2014, com uma arrecadação maior que U$$ 100 milhões só de bilheteria. Já o livro é a obra de ficção mais vendida do ano.
Anteriormente a escola já tinha banido um romance: The Chocolate War, escrito por Robert Cormier e lançado em 1974.