Zuenir Ventura conquista cadeira na ABL

Jornalista irá ocupar cadeira que pertenceu a Ariano Suassuna, a de número 32

por Carlos Silvio qui, 30/10/2014 - 16:44
Divulgação/Júnior Aragão Zuenir ocupará cadeira em que estava Ariano Suassuna Divulgação/Júnior Aragão

O jornalista mineiro Zuenir Ventura, de 83 anos, é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor recebeu 35 votos de 37, resultado expressivo na eleição realizada nesta quinta-feira (30), na sede da instituição. Entre os concorrentes de Zuenir, Thiago de Mello, John Müller e Olga Savary. Zuenir irá ocupar a cadeira número 32, ocupada anteriormente por Ariano Suassuna

O mineiro se formou em Letras pela hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1958, depois passou pelo Centro de Formação de Jornalistas em Paris (França), onde tornou-se correspondente do jornal A Tribuna. Zuenir chegou a ser preso em 1968, sob acusação de subversão. 

Além de um Jabuti, também ganhou dois Prêmio Esso e o Prêmio Vladimir Herzog com a reportagem que investigou a morte de Chico Mendes para o Jornal do Brasil, em 1989. Entre os livros publicados pelo novo imortal da ABL, 1968 - O Ano que Não Terminou1968 - O que Fizemos de Nós e Cidade Partida, livro que rendeu ao escritor o Prêmio Jabuti.

COMENTÁRIOS dos leitores