Patrimônios Imateriais Culturais em exposição no Recife
Mostra em cartaz na Caixa Cultural Recife contempla 36 riquezas culturais brasileiras tombadas pelo Iphan
A Caixa Cultural Recife inaugura nesta quarta (22), às 19h30, a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro - celebração Viva da Cultura dos Povos. A mostra revela as riquezas culturais, de Norte a Sul do país, registradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônios imaterias da cultura brasileira. Pernambuco tem cinco bens imateriais expostos: a Feira de Caruaru, o Frevo, os Maracatus Nação e Baque Solto, Cavalo Marinho e o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
Frevo: Um ano de Patrimônio Imaterial da Humanidade
Maracatu Nação recebe título de Patrimônio Cultural
Ao todo, são 36 patrimônios expostos através de peças cedidas por vários museus do país, além de textos, fotos, vídeos, músicas e sons. Estão representadas as três dimensões dos bens, os povos que construíram a identidade do brasileiro, as paisagens que são imagens dos lugares que formam o patrimônio natural do país e os ofícios, saberes e fazeres do povo brasileiro, representados na pintura, na dança e gastronomia, etc.
Entre os bens presentes na mostra estão a Capoeira, o ofício das baianas de acarajé, Samba de Roda do recôncavo Baiano, Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, do Espírito Santo, Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Tambor de Crioula do Maranhão, Jongo no Sudeste, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Cajuína, do Piauí, e Tava, lugar de referência para o povo Guarani, no Rio Grande do Sul, entre outros. A visitação ocorre de quinta (23) a 31 de maio, terças a sábados, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h.
Serviço
Abertura da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro - celebração Viva da Cultura dos Povos
Quarta (22) | 19h30
Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo)
Gratuito
(81) 3425 1915
Visitação
Quinta (23) a 31 de maio
Terça a sábado | 10h às 20h
Domingo | 10h às 17h
Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo)
Gratuito
(81) 3425 1915