Recifest abre vagas para oficinas gratuitas
Atividades terão como temas centrais cineclubismo, transfirme e cinema LGBTT, no período de 17 a 21 de novembro
A organização da 3ª edição do Recifest (Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero) abriu inscrições para três oficinas que serão oferecidas, de forma gratuita, como parte da programação paralela ao festival, que está marcado para o período que vai do dia 17 a 21 de novembro, no cinema São Luiz, no bairro do Recife Antigo, Zona Central da cidade. As portas estão abertas para os interessados a partir de 15 anos de idade e as atividades terão como temas centrais o Cineclubismo, o estudo de cineastas que interpretaram personagens homossexuais em longas-metragens de ficção e a construção de roteiros focados em figuras transexuais.
Trezentas vagas estão à disposição do público, e o processo de seleção dos participantes permanecerá aberto até o dia 2 de novembro. Os interessados que desejarem uma vaga na programação paralela deverão redigir um texto com o máximo de cinco linhas, declarando as razões que os levaram a procurar as oficinas. O material deve ser encaminhado para o seguinte e-mail: recifestsite@gmail.com.
Com 25 vagas, a oficina de cineclubismo contará com 16 horas de aula, e será ministrada por instrutores ligados à Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), com um conteúdo que irá da história do cinema às orientações sobre montagem e estruturação de cineclubes. Na etapa de transfilme, serão 20 vagas destinadas apenas a maiores de 18 anos, e as aulas ficarão por conta de Almir Guilhermo da Silva, que é jornalista, mestre em cinema, doutor em letras e PhD em antropologia visual. Já as atividades voltadas para cinema LGBTT, também reservadas aos maiores de idade, serão conduzidas pelo jornalista e crítico de cinema Christian Petermann, que exporá linguagens visuais e narrativas para abordar a imagem da homoafetividade em seu contexto sociopolítico atrelado ao ramo cinematográfico.