Pinturas, murais e esculturas da RMR são catalogados

Obras serão apresentadas em livreto e em site. Ao todo, foram reunidas mais de 200 artes

por Roberta Patu seg, 22/02/2016 - 17:44

Vários monumentos, esculturas, bustos, murais, painéis em cerâmica, pinturas e azulejos, muitos datados do Século XVII, estão espalhados pela capital pernambucana. Recentemente, foi lançado o projeto de mapear todas essas artes, em um único material, e torná-las patrimônio artístico, histórico e cultural visível. O trabalho é dividido em dois mapeamentos distintos: escultura e mural. O livreto ‘Recife Arte Pública: Escultura’ apresenta mais de 100 pontos de localização.

Para a catalogação, a equipe visitou 32 bairros da Região Metropolitana do Recife, o que resultou na soma de mais de 200 esculturas públicas. “A arte pública testemunha o crescimento urbano, e deve ser vista sob esse caráter documental, um verdadeiro acervo público disponível a toda sociedade”, explica a coordenadora de pesquisa, Lúcia Padilha.

Nas ruas, em parques, praças e prédios, a arte pública do Recife conta a sua história através das peças, que incluem obras de artistas como Cícero Dias, Abelardo da Hora, Francisco Brennand, Lula Cardoso Ayres e Corbiniano Lins. O registro das obras em mural é de autoria do fotógrafo Breno Laprovitera e compõem o site ‘Recife Arte Pública: murais’. As fotos das esculturas foram realizadas por Nando Chiappetta e integram o livreto ‘Recife Arte Pública: Escultura’, que será distribuído, gratuitamente, em pontos culturais da cidade.

Lançamento do projeto 'Recife Arte Pública'

Recife Arte Pública 

Abertura da exposição de fotografias de arte pública da cidade do Recife

Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife)

COMENTÁRIOS dos leitores