Festival de gastronomia paraense terá chefs internacionais
Ver-o-Peso da Cozinha Paraense será de 21 a 29 de maio, em Belém, com presença de estrelas da culinária nacional e internacional e destaque para as boieiras, cozinheiras da maior feira livre da América Latina
A 14ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém, já tem data marcada. De 21 a 29 de maio, a cidade que completou 400 anos contará com grandes estrelas da cozinha nacional e internacional para uma programação repleta de aulas, palestras e jantares. O evento ganha mais um chamariz: a capital paraense acaba de receber, da Unesco, o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia e oficializou não apenas a culinária, mas toda a cultura gastronômica local como referência mundial.
O espanhol Pere Planaguma, chef do Les Cols, em Girona, com duas estrelas Michelin, é um dos nomes internacionais deste ano. Entre as estrelas nacionais já confirmadas estão Alex Atala (DOM-São Paulo) Alberto Landgraf (São Paulo) e Claude Troisgros (Olympe–Rio de Janeiro). Também compõe o time dos brasileiros Pedro Artagão (Irajá–Rio de Janeiro); Edinho Engel (Amado–Bahia); Priscila Herrera (Banana Verde–São Paulo); Rivandro França (Cozinhando Escondidinho – Recife); Agenor Maia (Olivae–Brasília), Flávia Quaresma (Rio de Janeiro), Eliane Passerine (O Cafezal–São Paulo), Pablo Oazen (Garagem Gastrobar–MG), Carlos Kristensen (Hashi–Porto Alegre), Fábio Vieira (Micaela–São Paulo) e Marcia Garbin (Gelato Boutique–São Paulo).
Quem visitar Belém poderá participar de mais de 10 atividades diferentes com foco na gastronomia local. Duas novas atrações enriquecem ainda mais a programação, neste ano: Campeonato de Baristas e Farofada.
De 1º a 29 de maio a cidade será tomada pelo Circuito Gastronômico - 18 restaurantes prepararão receitas exclusivas para o festival, incentivando os turistas e a população local a visitar as casas mais emblemáticas da região. De 21 a 29 de maio também haverá Feira de Produtores, aberta ao público, no Boulevard Shopping.
No dia 21 de maio, data de inicio da programação principal do Festival, a praça Batista Campos será tomada pelo tradicional “Chefs na Praça” - quando chefs prepararão pratos em barracas e os colocarão à disposição do público por preço popular. No sábado, será especial para crianças e no domingo, em homenagem aos 400 anos de Belém com pratos inspirados nas raízes da culinária amazônica. A organização desafiou os chefs a recriar receitas históricas da região e, ainda, utilizar ingredientes que foram deixados de lado com o tempo, como maniva (folha da madioca moída), ária, chicória (coentro do Pará), alfavaca, ingá cipó, muruci, caranguejo uçá, pacamão, entre outros diversos listados.
Em 25 de maio acontece o Fórum Técnico, que discutirá a “Internacionalização da Gastronomia Amazônica”. No dia seguinte, começam as Aulas de Culinária no Boulevard Shopping e o “Chefs na Comunidade”, em que cozinheiros profissionais dão aulas abertas à comunidade local. Nos dias 26 e 27 os restaurantes Famiglia Sicilia e Benjamin receberão chefs em suas cozinhas como Pedro Artagão, Flávia Quaresma e Landgraf para os Jantares Magnos.
A final do Concurso chef Paulo Martins, que tem como objetivo principal incentivar jovens talentos a criar pratos com ingredientes regionais, será no dia 28. Mesmo dia da estreia do Campeonato de Baristas – novidade que incentivará profissionais do café a inovar suas técnicas e receitas usando ingredientes locais no preparo da bebida.
No último dia do festival (29 de maio) haverá a primeira edição da “Farofada” - duplas de chefs farão juntos suas farofas preferidas num grande forno que será montado no centro da praça onde acontece parte do evento. E por fim, o tão esperadoJantar Popular das Boieiras, momento em que as cozinheiras da feira do Ver-o-Peso (a maior da América Latina), conhecidas como Boieiras, se encontram com chefs visitantes e criam receitas usando ingredientes locais.
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. Hoje é comandado por Joana Martins, filha de Paulo, que não mede esforços para destacar o Pará como importante destino turístico e polo produtor de insumos gastronômicos brasileiros. Nesta edição, o festival tem o apoio do Governo Estadual do Pará, Prefeitura de Belém, Boulevard Shopping e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
Veja programação completa do evento:
01 a 29/05 - Circuito Gastronômico (16 restaurantes de Belém)
20 a 29/05 - Feira de Produtores (Boulevard Shopping)
Sábado 21/05 - 18h00 - Chefs na Praça - Comida de criança (Praça Batista Campos)
Domingo 22/05 - 18h00 - Chefs na Praça - Belém 400 anos (Praça Batista Campos)
Quarta 25/05 - 15 as 17h00 Aulas de Culinária (Boulevard Shopping)
19h00 - Fórum Técnico
Quinta 26/05 - 15 as 17h00 Chefs na Comunidade
15 as 23h00 Aulas de Culinária (Boulevard Shopping)
21h00 - Jantar Magno (Restaurante FamigliaSicilia)
Sexta 27/05 - 15 as 17h00 Chefs na Comunidade
15 as 23h00 Aulas de Culinária (Boulevard Shopping)
21h00 - Jantar Magno (Restaurante Benjamin)
Sábado 28/05 - 14h00 as 17h30 Final do Concurso Chef Paulo Martins
15 as 19h00 Aulas de Culinária(Boulevard Shopping)
19H30 - Campeonato de Baristas (Praça Batista Campos)
Domingo 29/05 - 11h00 Farofada (Praça Batista Campos)
15 as 19h00 Aulas de Culinária(Boulevard Shopping)
19h00 Jantar Popular das Boieiras (Estação das Docas)
Serviço
Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Local: Belém, Pará
Data: 21 a 29 de maio de 2016
Informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br
Informações da Assessoria de Comunicação do evento.