Chef Thiago Castanho dá aula a alunos da rede pública
Estudantes aprenderam a preparar caldeirada de filhote e camarão no evento "Norte das Águas"
A possibilidade de conhecer mais a gastronomia fez com que estudantes de escolas públicas selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participassem da oficina “Os rios de nosso corpo”, na Estação Gourmet, na quarta-feira (8), com o chef paraense Thiago Castanho. O prato preparado foi caldeirada de filhote e camarão. A programação foi oferecida pelo evento “Rumo a Brasília/ Norte das Águas”.
O “Rumo a Brasília/ Norte das Águas” é uma série de eventos que ocorre durante quatro dias, em quatro capitais brasileiras, entre elas Belém, e duas latino-americanas, visando envolver a sociedade nas esferas econômica, política, tecnológica e cultural. O objetivo é movimentar a cidade na defesa da preservação da água, preparando as pessoas para o Fórum Mundial das Águas, que ocorrerá no Brasil, em 2018.
A programação em Belém, que envolve oficina de gastronomia, fotografia, jornalismo e cinema, vai até o domingo (12).
Iara Souza, 17 anos, estuda no terceiro ano do ensino médio na Escola Frei Daniel. Ela reservou o dia para aprender sobre a arte de cozinhar. “Adoro ir para a cozinha com a minha mãe, com quem aprendi a fazer empadão. Agora quero levar novas ideias”, contou à Agência Pará. Izabelle Batista, 17, também da Escola Frei Daniel, disse que se aventurou na oficina porque tem a gastronomia como hobby. “Sempre quando tem aniversário em casa o cardápio fica por minha conta”, disse.
Consciência - Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do chef e entender que a gastronomia e a preservação da água têm muitos aspectos em comum. “A água é o elemento principal de uma cozinha, ela é a maior diluidora de sabor, sem ela não conseguiríamos desenvolver as receitas. Sem contar que os alimentos que usamos, os peixes, as carnes, precisam e muito da água. É justamente esta relação que busquei apresentar aos alunos, para torná-los cidadãos mais conscientes”, pontuou Thiago Castanho.