CowParade entra no clima dos 400 anos de Belém
Vacas em fibra de vidro serão decoradas com influências paraenses. Exposição urbana começa neste sábado (20) e segue até setembro, na capital paraense.
Arte urbana e cultural são as principais características do CowParade, que chega a sua 9ª edição, agora com o tema Belém 400 anos. Esse evento foi visto por mais de 500 milhões de pessoas em 36 países. A programação começa neste sábado (20) e segue até o dia 20 de setembro. Essa é a primeira vez que o evento será realizado na região Norte do país. O objetivo é celebrar o quarto centenário de Belém.
As pinturas e acessórios que compõem o trabalho dos artistas são inspirados na cultura do Pará. As lendas, a floresta amazônica e a arte marajoara também irão estampar as vacas em fibra de vidro. Para o estudante Kauê Cohen, 24 anos, receber esse evento será muito interessante para ampliar o conhecimento sobre a arte que é feita no Pará. “Espero ver a mistura de cores fortes para demonstrar a nossa realidade, como a gastronomia, o Ver-o-Peso e os símbolos que representam nossa cidade, nossas histórias e cultura”, disse Kauê.
O CowParade é um evento de arte pública que reúne artistas locais de cada região que sede espaço para os trabalhos. Serão 50 vacas em fibra de vidro distribuídas em exposições públicas por diversos pontos urbanos da cidade, estilizadas pelos artistas.
Ao fim da exposição pública, as vacas ficarão expostas no shopping Grão-Pará até o dia 3 de outubro para anunciar o leilão da CowParade. Todo valor arrecado no leilão será revertido para instituições beneficentes de Belém. O lance mínimo para cada obra é R$ 5 mil. As vendas ocorrerão com lances ao vivo e através da internet. O CowParade Belém 400 anos resulta de parceria da rede de farmácias Extrafarma com a prefeitura da capital paraense.
SERVIÇO:
CowParade Belém 400 anos. Exposição pública: 20 de agosto a 20 de setembro. Exposição no shopping: até 3 de outubro.
Por Vanessa van Rooijen.