Painel da Funarte capacita músicos em Paragominas

Evento começou na sexta (11) e tem como objetivo ampliar conhecimento de instrumentistas e regentes com intercâmbio de professores e profissionais

sab, 12/11/2016 - 12:21

 

Começou na sexta-feira (11) o Painel de Bandas Funarte em Paragominas, no sudeste do Pará. O evento tem o objetivo de melhorar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música em todo o país. Professores de diferentes cidades são convocados para ministrar cursos de técnica para instrumentos de percussão e sopro, percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos, prática de conjunto e regência para maestro.

A abertura do painel aconteceu na Faculdade de Educação Superior de Paragominas (Facesp), onde alguns músicos estão alojados. Paulo José Campos de Melo, superintendente do Conservatório Carlos Gomes em Belém, deu boas-vindas aos músicos e passou a palavra para o prefeito da cidade, Paulo Tocantins que ressaltou a importância do projeto para o município.

Logo após, a Banda Municipal de Paragominas se apresentou, junto com o grupo de carimbó Canal, mostrando a cultura paraense aos professores de outros estados. "Os painéis se realizam através do amor de vocês pelo projeto de bandas", destacou a coordenadora do projeto, Rosana Lemos.

Intercâmbio - Além disso, músicos de várias partes do Pará se deslocaram de suas cidades para o curso. A Banda Sinfônica Antônio Malato, de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, foi uma delas. Marcelo Tavares, regente da Associação Musical Antônio Malato (Amam), que participa pela sexta vez do evento, ressalta o aprendizado adquirido no evento: "As bandas de música têm um papel fundamental na questão social, educacional e cultural”.

“No mundo violento em que vivemos”, segundo Marcelo Tavares, “o jovem que vem para um evento como esse, tem uma oportunidade única na vida. Até mesmo ao sair de seu município, de poder viajar, socializar e aprender com outros músicos".

O curso continua neste final de semana. A apresentação final será na terça-feira (15), às 9 horas, na praça Célio Miranda.

Por Camila Castro.

COMENTÁRIOS dos leitores