“Vila Digital” mostra a evolução da TV brasileira
A exposição fica aberta até dia 31 de março
Multiprogramação, imagem mais nítida, som de melhor qualidade, sem ruídos e interferências, tudo isso de forma gratuita? Essas são algumas das vantagens da tevê digital e a evolução dessa mídia é o tema da exposição “Vila Digital”, em cartaz no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo, até o dia 31 de março.
Com um cenário que combina antiguidade e tecnologia, a “Vila Digital” possui ambientes interativos com óculos 3D, que permitem ao visitante vivenciar a realidade virtual, um estúdio de TV digital com direito a cenário e fundo de chroma key, onde é possível simular ao vivo a gravação de um programa televisivo.
Todos os televisores podem receber o sinal digital, até mesmo as tevês de tubo, que são analógicas, bastando instalar conversor e antena. No caso das tevês de tela fina fabricadas antes de 2010, deve-se checar o manual de instruções para saber se elas já têm conversor digital embutido.
“O sinal digital tem muito mais qualidade. Não importa onde a casa estiver o sinal vai chegar perfeitamente com qualidade de cinema e possibilita que a TV tenha vários outros recursos de interatividade, como menu de programação. A gente pode assistir televisão no carro ou até no celular por causa da tecnologia digital, então é um avanço muito grande”, explica a gerente regional do Seja Digital em São Paulo, Cecília Zanotti.
A exposição tem entrada gratuita. O Centro Cultural dos Correios fica no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Mudanças
O sinal analógico de televisão será extinto no dia 26 de março e 1,8 milhões de brasileiros têm direito a um kit digital gratuito, para continuar vendo televisão pelo sistema digital, mesmo com aparelho antigo. Para saber se tem direito ao kit, ligue para o número 147 ou acesse o site http://sejadigital.com.br e informe o número do NIS ou CPF.