Documentário fala das memórias da Cidade Velha

Curta-metragem com histórias de moradores do bairro mais antigo de Belém será exibido nesta sexta-feira (7)

qui, 06/04/2017 - 15:19
Divulgação Curta mostra histórias de famílias da Cidade Velha Divulgação

Como pensar a preservação de um patrimônio histórico para além do patrimônio físico? Essa pergunta estimulou um grupo de amigos a buscarem falas e pessoas que resgatem as memórias do bairro da Cidade Velha, na região central de Belém. A pesquisa resultou na produção audiovisual intitulada "A Gurupá", curta-metragem documental produzido pela Treme Filmes e Produções. O curta-documentário será exibido dentro da programação para comemorar um ano da Casa Velha nesta sexta-feira (7), às 19 horas, seguido de um bate-papo sobre a produção que trata do bairro mais antigo da capital paraense.

“Tudo começou com uma conversa com um morador do bairro, o Marco Tuma, que participa do Projeto Circular com a Casa Velha, localizada na travessa Gurupá. Ele me falou a respeito do receio que tinha sobre a pouca memória da Cidade Velha, que vai além do resgate do patrimônio material. Falávamos sobre as histórias das pessoas daquele lugar que estavam se perdendo, então ele provocou a criação de um produto audiovisual e eu propus a uma turma que se juntou para produzir coisas legais sobre a cidade, eles toparam e fizemos em uma semana”, conta Felipe Cortez, diretor do curta-documentário.

O vídeo, de pouco mais de 12 minutos, traduz a Cidade Velha a partir de relatos de moradores que cresceram no bairro e aborda infância, saudades, brincadeiras, diferenças sociais, hábitos e histórias que marcaram a vida dos seis personagens presentes no documentário. “A produção foi muito rápida, conversamos em um dia, no outro já contactamos as pessoas, marcamos, gravamos em dois dias e editados em uma semana. Apesar da correria, procuramos referências fotográficas, inclusive de documentários aqui do Pará mesmo, e acredito que o resultado está bem interessante para quem vai assistir, e dê orgulho para quem fez parte desse projeto”, diz o responsável pela direção fotográfica, Paulo Favacho.

Assinado pela Treme Filmes e Produções, “A Gurupá” contou com a produção de Lissa de Alexandria e Thamires Veloso, fotografia de Paulo Favacho e Jhonny Barbosa e edição de Felipe Cortez e Jhonny Barbosa.

Serviço

Exibição do curta-documentário "A Gurupá". Sexta-feira, 7 de abril.

Local: Casa Velha – travessa Gurupá, 226 – Cidade Velha (entre rua Cametá e Dr. Malcher).

Horário: 19 horas. Entrada franca.

Por Lissa de Alexandria, especialmente para o LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores