Festival de Cannes não irá exibir produções da Netflix

A nova regra passa a valer a partir de 2018 e exige que as produções sejam exibidas nos cinemas

por Sérgio Gregório qui, 11/05/2017 - 18:05

Nessa última quarta-feira (10), o festival de Cannes anunciou uma nova regra, que exige que os filmes inscritos sejam exibidos nos cinemas franceses. O que acaba prejudicando produções de serviço de streaming, como a Netflix.

Essa mudança já poderia ter acontecido na edição deste ano mas, como a Netflix tem dois longas concorrendo em Cannes, os organizadores do festival optaram por adiar a nova regra para 2018.

A organização do evento tentou negociar com a empresa de streaming a exibição de suas produções em algumas salas de cinema, mas a Netflix recusou a proposta.  

O CIO da Netflix, Reed Hastings, comentou a decisão por meio de seu Facebook: “O establishment está se juntando contra nós. Assista Okja na Netflix em 28 de junho. Um ótimo filme que as salas de cinema não querem ver entrando na competição de Cannes”.  

Essa é a primeira vez em que filmes da Netflix concorrem em Cannes, o que revoltou os exibidores de cinema, que têm muito peso no festival. A pressão feita pela comunidade de exibidores pode ter contribuído para nova regra.

Um dos longas da Netflix que estão concorrendo no festival é "Okja", que narra a história de uma menina que luta contra uma multinacional que pretende capturar o seu animal selvagem gigante. O filme é dirigido por Bong Joon-Ho, e conta com Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal, Giancarlo Esposito, Lily Collins e Paul Dano no elenco.

O outro longa, "The Meyerowitz Stories", ainda não teve sinopse oficial divulgada, mas será uma comédia dramática envolvendo um reencontro familiar. O filme, que ainda não tem data de lançamento, é dirigido por Noah Baumbach e traz Dustin Hoffman, Ben Stiller, Adam Sandler e Emma Thompson no elenco. 

A 70ª edição do Festival de Cannes acontece de 17 a 28 de maio e terá Pedro Almodóvar como presidente do júri. 

COMENTÁRIOS dos leitores