Exposições de artes visuais mostram produção acadêmica

Galeria Graça Landeira, da Universidade da Amazônia (Unama), abre espaço para trabalhos de alunos da instituição

qua, 21/06/2017 - 17:08

A Galeria de Artes Graça Landeira, da Universidade da Amazônia (Unama), está com duas exposições do curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem em cartaz até 18 de agosto. “Dramas e Tramas” mostra Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e “Impressões” tem produtos apresentados nas disciplinas. A galeria fica no campus Alcindo Cacela da Unama (Veja imagens da exposição na galeria acima).

A coordenadora do curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, Melissa Barbery, falou sobre o evento. “De uns 15 anos pra cá tivemos um processo de relacionamento com a galeria, que esteve parada, e nossa ideia é retornar com essas atividades. Antes o curso era de licenciatura e bacharelado, agora só licenciatura, que mantém processo de pesquisa e as características do bacharelado”, disse.

O diferencial do curso, segundo a coordenadora, está no olhar voltado para as artes visuais contemporâneas, com o uso de softwares de computador e câmeras digitais. "Não só do uso, mas da aplicabilidade. Por isso muitos alunos vão para área de Comunicação Social no campo visual do marketing e publicidade pra produzir comunicação visual”, ressaltou Melissa.

“Essas atividades que o curso oferece acabam sendo o diferencial para o aluno. Nós temos alunos que já participaram de exposições não somente dentro da academia e ganharam premiações fora de envolvimento dos alunos fora”, relatou a professora Heldilene Reale. "Acompanhamos os alunos em processo de pesquisa do bacharelado em linguagens que ele vivencia durante o curso, ou seja, fotografia, desenho, performances, que comportam a grade curricular do curso. Como resultado eles vão expor isso no espaço da galeria.”

A aluna Enila Mergulhão explicou como tem sido a experiência. “Bom, foi tudo muito pessoal. A minha se trata de alucinações baseadas na síndrome de Charles Bonnet, que é uma síndrome comum, as alucinações não são resultado de uma mente perturbada e sim uma visão prejudicada”, relatou. "A sensação de ver o público apreciando sua obra é incrível, porque sempre há pessoas novas se interessando pelos traços. O processo foi realizado com nanquim e edição no Photoshop para dar o efeito 3d."

Com informações de Felipe Martins.

COMENTÁRIOS dos leitores