Titãs encenam violência sexual contra mulher em ópera-rock

Violência sexual contra a mulher é o tema central da ópera-rock que o grupo Titãs estreia em abril

por Aquiles Marchel Argolo ter, 13/03/2018 - 15:51

A ópera rock se chama Doze Flores, mesmo título de música composta por Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belotto.

Escrita pelo dramaturgo Hugo Possolo, o texto fala do abuso sofrido por três estudantes universitárias chamadas Maria. Elas são violentadas em uma festa por cinco garotos que conheceram por um aplicativo intitulado “Facilitador”. Elas decidem se vingar usando o próprio aplicativo que lhes oferece a usar o feitiço Doze Flores Amarelas.

Inspirado em óperas-rock clássicas feitas por bandas como The Who e Pink Floyd, o novo trabalho da banda promete ser uma reinvenção musical do grupo que já vem de um trabalho (Nheegatu), que recuperava o rock pesado deixado pelo grupo nos anos noventa. A ideia do novo disco acabou com um projeto de migrar para os palcos.

“Há algum tempo, nós queríamos fazer um projeto mais complexo, algo que ainda não havia sido feito por alguma banda de rock no Brasil. A gente queria fazer uma ópera com um som nosso, do nosso rock. Chamamos dois parceiros dramaturgos para ajudar: o Marcelo Rubens Paiva e o ator e diretor Hugo Possolo”, ressalta o vocalista Branco Mello.

Os arranjos operísticos contarão com Jaques Morelenbaum, que trabalhou com Tom Jobim, Caetano Veloso, David Byrne, entre outros.

“Não é um disco comum, e não é uma turnê comum. A gente acha que esse é um grande passo para fazer algo diferente, algo que os Titãs sempre procuram. A gente busca sempre a renovação. Vamos ter três cantoras em cena, coisa que a gente nunca tinha feito antes. É uma equipe enorme, com teatro, música e cinema”, afirma o cantor.

A ópera-rock dos Titãs traz na trilha sonora músicas como A festa (Sergio Britto e Branco Mello) e Me estuprem (Sergio Britto e Tony Bellotto). A trilha sonora já foi registrada em ainda inédito disco gravado com produção musical de Rafael Ramos (Los Hermanos, Pitty, Ultraje a Rigor).

Atualmente em sua formação a banda conta com três integrantes fundadores, Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto. Juntam-se a eles o guitarrista Beto Lee e o baterista Mário Fabre.

Embora tenham anunciado a estréia do espetáculo para Abril, os dias ainda não foram definidos pela banda e produção.

COMENTÁRIOS dos leitores