Mundo do Vinho reúne gastronomia, cultura e conhecimento

Profissionais renomados das cozinhas brasileira e internacional participam de evento, em Belém, que trata de enocultura e belle époque

qui, 29/03/2018 - 14:04
Divulgação/Ascom Unama Mundo do Vinho abre novos horizontes na gastronomia paraense Divulgação/Ascom Unama

De 13 a 15 de abril, a Universidade da Amazônia (Unama), em parceria com a Adega das 11, vai transformar o campus Alcindo Cacela em um grande espaço de gastronomia, cultura e conhecimento. Isso porque será realizada a primeira edição do Mundo do Vinho, evento que traz uma ampla programação voltada para o tema “Belle Époque da Amazônia (1870 até 1910) - influências europeias na consolidação da Gastronomia Amazônica”. O cronograma de atividades contará com aulas-shows, grupos musicais, exposição, jantar harmonizado exclusivo, feira gastronômica, cursos, palestras gratuitas e muito mais.

Para debater temas como as origens e influências europeias na culinária amazônica, empreendedorismo e, também, a cadeia produtiva do cacau na Amazônia, o Mundo do Vinho receberá o chocolatier mateiro De Mendes, a empreendedora Joana Martins e o chef e professor da Unama Antônio Comarú. Estarão presentes para ministrar uma aula-show, cada, a vencedora de um grande reality show de Gastronomia da TV mundial, Michele Crispim - que também fará um jantar harmonizado em 5 etapas exclusivo na Adega das 11 - e o consultor gastronômico Internacional, Istvan Van Maerck.

O evento também contará com a presença do grafiteiro Sebá Tapajós, que irá expor algumas das suas obras e produzirá uma tela exclusiva durante a programação para posteriormente ser leiloada. A programação envolverá ainda um curso para formação de sommeliers e garçons, promovido pela WSET, curadoria da Inglaterra especializada em enocultura, que estuda tudo o que está relacionado à produção e conservação do vinho.

De acordo com o organizador do evento e professor da Unama, Antônio Comarú, o Mundo do Vinho será um “divisor de águas” na região, uma vez que até então foram poucas as ações no sentido de desenvolvimento e popularização do hábito de consumir vinhos. “Oferecer uma certificação do porte da WSET nunca tinha ocorrido antes. A expectativa é que o evento passe a integrar o calendário da Unama. Além disso, não se limitará somente aos vinhos, mas vai movimentar toda comunidade acadêmica”, afirma.

Valorização do talento dos estudantes e egressos do curso de Gastronomia da Unama é também um dos objetivos do evento. Por isso, estará incluso na programação um concurso gastronômico que irá premiar a melhor receita de um prato principal relacionada ao tema “A influência da Belle Époque na gastronomia do Estado do Pará”. Os interessados em participar terão até o dia 6 de abril para se inscrever. O edital completo pode ser conferido aqui.

Para a coordenadora da graduação em Gastronomia, professora e chef Ivie Maneschy, o projeto tem grande relevância para os estudantes e todo o público presente. “A programação vai destacar diversos pontos e áreas da Gastronomia, não apenas a enocultura. Esta será uma oportunidade de mostrar para os estudantes, não só de Gastronomia, a importância da especialização a partir das informações que serão apresentadas pelos profissionais renomados presentes”, afirma.

As inscrições para participar do Mundo do Vinho devem ser feitas pelo http://sereduc.com/07LU8K. Algumas atividades específicas terão taxa de participação e para se inscrever os interessados devem enviar e-mail para a organização do evento. A programação completa pode ser conferida neste link.

Por Vanessa van Rooijen.

COMENTÁRIOS dos leitores