Chefs combinam o vinho com a culinária paraense

Evento promovido pelo curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, apresenta receitas do Pará que casam com a boa bebida

por Leticia Aleixo ter, 17/04/2018 - 10:36

A Universidade da Amazônia (Unama) promoveu, nos dias 13 a 15 de abril, a primeira edição do O Mundo do Vinho, em parceria com a Adega das 11, no campus Alcindo Cacela. O evento teve ampla programação voltada para o tema “Belle Époque da Amazônia (1870 até 1910) – influências europeias na consolidação da Gastronomia Amazônica”.  O cronograma de atividades contou com aulas-shows, grupos musicais, exposição, jantar harmonizado exclusivo, feira gastronômica, cursos e palestras gratuitas.

A coordenadora do curso de Gastronomia da Unama, Andréa Pinto, disse que o objetivo do evento é proporcionar conhecimento do consumo do vinho associado à culinária paraense. “É uma oportunidade de mostrar o uso da nossa matéria-prima, que é muito possível comer uma maniçoba harmonizando com vinho”, afirmou.

Paulo Brammer, integrante da Eno Cultura, que é provedora oficial de cursos profissionalizantes sobre vinhos e destilados com reconhecimento internacional da instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust), ministrou no sábado (14) um curso para formação de sommeliers (profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes e bares) e garçons, promovido pela WSET. “É uma experiência inacreditável poder dividir conhecimento de como funciona esse mercado do vinho. E compreende um pouco da nossa missão na Eno Cultura de tentar desenvolver esse mercado no Brasil”, contou.

Rafael Texeira, proprietário da Adega das 11, disse que a proposta do evento é divulgar cada vez mais a cultura do vinho e principalmente a gastronomia paraense. “Estamos em parceria com essa grande universidade para poder incentivar os alunos e também o público externo para conhecerem melhor o mundo do vinho e da culinária do Pará”, explicou.

A vencedora de um grande reality show de gastronomia da TV mundial, Michele Crispim, ministrou no sábado (14) uma aula-show e disse que ficou muito feliz em poder dividir um pouco do seu conhecimento (veja vídeo abaixo). “É algo que eu gosto muito de fazer, de compartilhar aquilo que eu venho aprendendo e que eu aprendi durante os meus estudos. Então, pensei em trazer os meus pratos preferidos e técnicas que possam ser reproduzidas com a criatividade de quem está participando depois”, destacou.

O estudante de Gastronomia José Alemão relatou que esse evento o ajudou a ter mais conhecimento para poder abrir o empreendimento que pretende. “Eu tenho planos de empreendimento na região sudeste do país e esses três dias foram extremamente ricos de informações para mim”, disse.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores