Forró pode ser reconhecido como Patrimônio Imaterial

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turístico realizou nesta quinta-feira (26) uma audiência pública para discutir a proposta

qui, 26/04/2018 - 14:20
LeiaJáImagens/Arquivo Documento foi idealizado por músicos, compositores e dançarinos LeiaJáImagens/Arquivo

A comissão de Desenvolvimento Regional e Turístico realizou nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, uma audiência pública para discutir a proposta de transformar o forró em Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Fórum Forró e do Ministério da Cultura.

A proposta já foi pauta da comissão no segundo semestre de 2017, em João Pessoa, na Paraíba. O documento foi idealizado por músicos, compositores, intérpretes e dançarinos do ritmo, e visa valorizar e proteger as danças e festas regionais.

A presidente do colegiado, a senadora Fátima Bezerra (PT), ressalta que o reconhecimento é necessário para reforçar o movimento artístico e cultural do Nordeste. O pedido foi encaminhado ao Iphan e outras audiências serão realizadas ainda nesse semestre em Natal e no Distrito Federal.

LeiaJá Também

--> Dia Municipal do Brega é instituido no Recife 

 

COMENTÁRIOS dos leitores