Feira do Livro destaca poeta paraense e cultura colombiana

Age de Carvalho e a Colômbia serão os homenageados deste ano. Treze escritores vão apresentar seus trabalhos em palestras e sessões de autógrafos, no Hangar, em Belém.

sex, 01/06/2018 - 17:24

A Feira Pan-Amazônica do Livro chega este ano à sua 22ª edição. Como ocorre desde o primeiro evento, foram escolhidos um escritor como patrono e um país a ser homenageado, que são o poeta paraense Age de Carvalho e a Colômbia. A Feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e ficará aberta à visitação pública do dia 2 a 10 de junho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. (Veja a programação completa aqui).

Age de Carvalho estreou na literatura em 1980, com o livro “Arquitetura dos Ossos”, e se firmou no mundo das letras com uma produção bem recebida por autores e leitores. Entre elas destaca-se o que produziu em parceria com o poeta Max Martins, com quem escreveu “A fala entre parênteses”. “O Age de Carvalho é um poeta que tem uma poesia respeitada e reverenciada no Brasil e até fora do Brasil”, avalia Paulo Chaves, secretário de Estado de Cultura. Segundo o secretário, a homenagem reforça o objetivo do evento de colocar em relevo escritores do Pará e da Amazônia. Já estiveram em destaque na Feira Benedito Nunes, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes, Dulcinéia Paraense, Waldemar Henrique, Max Martins, Maria Lúcia Medeiros, Amarílis Tupiassu, Mário Faustino e Vicente Salles.

Paulo Chaves falou sobre a escolha da Colômbia como país homenageado: “O nome da Feira surgiu com esse enfoque, o de estabelecer um enlace com os países de cultura latina. A Feira Pan-Amazônica já homenageou o Peru, a Argentina, Cuba e agora a Colômbia que tem uma rica cultura, muita personalidade, inclusive na gastronomia, no folclore, na música e na sua ligação musical conosco”.

No sábado (2), de 10h30 às 11:30, será realizado o seminário “Colômbia renasce”, com Jose Gilberto Rojes Florez, cônsul da Colômbia em Manaus, e a conferência “Pactos sociais: a experiência da Colômbia”, com Pietro Alarcon (SP) e Sandra Suescún (coordenadora das bibliotecas públicas)

A Feira Pan-Amazônica do Livro se pauta pela valorização do escritor local. No ano passado, o Estande dos Escritores Paraenses levou para a Feira livros trabalhos com 350 autores cadastrados, 1,4 mil títulos de cinco editoras e 15 mil exemplares colocados à venda. A participação expressiva de autores paraenses pode ser medida pela apresentação de novos títulos aos leitores, uma média dez lançamentos por dia, a maioria com sessões de autógrafos.

Treze autores vão apresentar os seus trabalhos e suas trajetórias profissionais, interagindo com a plateia. Todos estarão em sessão de autógrafo no “Ponto do Autor”. Foram convidados os escritores Antônio Moura, Juraci Siqueira, Daniel da Rocha Leite, Iran de Souza, Edith Pereira, Elza Lima, José Carneiro, Tulio Chaves Novais, Sérgio Bastos, Gidalti Moura Jr., Maria de Nazaré Sarges, Helena Aben-Athar Bermeguy e Marcelo Gabay.

Age de Carvalho, homenageado, participará de um seminário chamado “O perfume da letrada solitária: viagem na poesia”, no qual vai apresentar seu novo livro, “Todavida, todavia”, com a participação dos professores Mayra Ribeiro Guimarães e Andre Vallias. “Todavida, todavia” será lançado em Belém. Segundo o poeta, o livro nunca foi planejado. “É fruto do estímulo de alguns amigos e da seleção de trabalhos que pude reunir um pouco às pressas nos campos da poesia, do design gráfico (onde ganho o meu pão desde que engavetei o meu diploma de arquiteto tão logo me formei) e da tradução desde 1980, ano em que publiquei o meu primeiro livro”, conta o escritor.

Serviço

22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, 2 a 10 de junho de 2018

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém - PA, 66613-902

Contatos: (91) 98897-984 /4009.8497 / 4009.8479

Expositores: www.feiradolivro.pa.gov.br/expositores

Com informações da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores