Sesc premia livros sobre corpo feminino e homossexualidade

Premiação recebeu 820 inscrições de romances e 720 de contos. Todas as obras precisavam ser inéditas e de autores estreantes na literatura

por Nataly Simões qui, 14/06/2018 - 16:36

O Prêmio Sesc de Literatura para novos autores anunciou os vencedores da 15ª edição, de 2018. Juliana Leite Arantes, de 35 anos, é a vencedora na categoria romance com a obra “Magdalena usa as mãos”, e o premiado na categoria contos foi Tobias Augusto Jung de Carvalho, de 22 anos, com a obra “As Coisas”.

O romance de Juliana conta a história de uma mulher que é vítima de um grave acidente e precisa passar por um processo de reconstrução de seu corpo. Segundo a autora, a obra tem um pouco de sua vivência. “O fato de ser uma mulher protagonista faz com que ela ecoe todos esses combates da pauta feminista. Sendo mulher, sou atravessada por isso o tempo inteiro”, afirma.

A experiência pessoal também fez parte dos 25 contos da obra de Carvalho. O escritor conta histórias que viveu e ouviu com um jovem gay em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O autor destaca que o seu desejo foi de dar voz a questões que considera sub-representadas na literatura e ir além da narrativa de autoconhecimento. "Queria falar da complexidade das relações entre os homossexuais, sobre como se entendem. Os gays crescem com muitos estigmas e traumas e se entregam de uma maneira diferente”, explica.

Os ganhadores participarão do programa do Sesc Paraty, no estado do Rio de Janeiro, durante a festa Literária de Paraty (Flip), entre os dias 25 e 29 de julho. Os vencedores também vão receber o prêmio em uma cerimônia no segundo semestre deste ano, quando serão lançadas as duas obras. 

A premiação recebeu 820 inscrições de romances e 720 de contos. Todas as obras precisavam ser inéditas e de autores estreantes na literatura.

COMENTÁRIOS dos leitores